Diariamente em nosso planeta, milhares de árvores são atingidas por raios. A árvore poderá ou não sobreviver ao relâmpago, dependendo de suas características.
Árvores são atingidas constantemente por raios por geralmente serem os objetos mais altos num determinado lugar. Isso ocorre porque a seiva presente no interior do tronco das árvores é melhor condutor do que o ar. Diferentes árvores podem ter maior ou menor facilidade de serem atingidas dependendo da quantidade de seiva ou da profundidade de suas raízes. Quando uma descarga atinge uma árvore, três coisas podem ocorrer: ela permanece intacta, pode ter a casca do tronco parcialmente removida ou pode ser totalmente destruída.
Se a casca da árvore está bastante molhada, a descarga pode ficar restrita a parte externa da casca e não ocorrem grandes danos. Se a descarga penetra, ela aquece instantaneamente a seiva, que evapora, causando uma explosão que remove a casca da árvore. Se a umidade da árvore está armazenada mais no interior do tronco, o efeito da descarga sobre a árvore costuma causar sua destruição.