Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisadores do INPE lançam livro sobre planejamento urbano

por INPE
Publicado: Set 03, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 03 de setembro de 2007

Nesta quarta-feira (5/9) será lançado o livro “Geoinformação em Urbanismo: cidade real X cidade virtual”, de Cláudia Maria de Almeida, Gilberto Câmara e Antonio Miguel Vieira Monteiro, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O lançamento será às 20 horas no prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, em São Paulo.

A obra mostra como a geoinformação é usada para equacionar problemas urbanos atuais e associados ao planejamento urbano e territorial. A geoinformação tem poderosas ferramentas para análises e projeções futuras em urbanismo, fornecendo subsídios cada vez mais confiáveis para a tomada de decisão pelos planejadores.

Editado pela Oficina de Textos, “Geoinformação em Urbanismo” traz 15 contribuições sobre o tema, agrupadas em cinco vertentes: a representação territorial; a gestão de problemas e políticas sociais; a construção da base de dados geoinformáticos; o gerenciamento de desastres naturais; e modelos e modelagens urbanas e regionais.

A obra destina-se a profissionais envolvidos com Planejamento e Urbanismo, bem como Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informações Geográficas e Modelagem Computacional. Segundo os autores, o livro também é dirigido a órgãos públicos que necessitam formular políticas sociais, planos diretores e diretrizes ambientais, entre outros, além de ser material de referência para estudantes de Urbanismo, Geografia, Engenharia Ambiental e Geoprocessamento.

Sobre os autores

Cláudia Maria de Almeida é pesquisadora do INPE, em São José dos Campos/SP, onde leciona Sensoriamento Remoto para o curso de pós-graduação. Também atua como docente convidada no curso de pós-graduação de Geografia, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Rio Claro/SP.

Gilberto Câmara é o atual diretor do INPE, onde trabalha como pesquisador há 27 anos e leciona nos cursos de pós-graduação em Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada. É um dos líderes no desenvolvimento de tecnologia de Geoinformação no Brasil.

Antonio Miguel Vieira Monteiro atua como tecnologista sênior no INPE há 22 anos e leciona nos cursos de pós-graduação em Sensoriamento Remoto e Computação Aplicada. Coordena a Rede Saudável, que avalia o uso das tecnologias da informação espacial no apoio ao controle de endemias. É também o atual coordenador do Programa Espaço e Sociedade do INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.