Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Ranking dos municípios mais atingidos por raios está on-line

por INPE
Publicado: Mar 29, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de março de 2007

Imagem Ranking dos municípios mais atingidos por raios está on-line

Estudo inédito no país realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mapeou de forma detalhada a ocorrência de raios em todos os municípios do Sul e Sudeste e em boa parte dos municípios do Centro-oeste nos anos de 2005 e 2006. Os dados – que abrangem cerca de 3.000 municípios - são provenientes da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT), fruto da união dos sensores da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT), do Sistema de Informações Integradas baseado no Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (SIDDEM) e da rede de detecção de descargas do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). Os resultados do estudo, com o ranking das cidades mais atingidas, estão no Portal do INPE, no link Raios.

O Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios, com cerca de 60 milhões por ano. Os resultados do estudo deverão ser aplicados no melhor dimensionamento dos sistemas de proteção contra raios em geral, desde os pára-raios em edificações até sofisticados sistemas de proteção industriais, passando pela proteção de linhas de transmissão e distribuição de energia e torres de telecomunicação. Em decorrência, benefícios para sociedade serão gerados em termos da diminuição dos prejuízos e mortes causados pelos raios. Atualmente eles provocam em média 100 óbitos e um bilhão de reais de prejuízos por ano.

Em 2007, 17 pessoas já morreram atingidas por raios, sendo 7 delas em São Paulo, o estado com maior número de fatalidades. Os raios também causaram múltiplos distúrbios, entre eles interrupção de energia no Nordeste, explosão de tanque de combustível no Sul e interrupção do funcionamento de equipamento em aeroporto do Sudeste.

Os resultados do estudo, disponível no link Raios na página do INPE, também são úteis para desmistificar antigas crenças populares acerca deste fenômeno e para permitir a avaliação do impacto futuro das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.