Ministério da Ciência e Tecnologia

Ranking de incidência de descargas por município no Brasil

Nesta página é apresentado um ranking da incidência de descargas atmosféricas por município no biênio 2007-2008 em toda a região centro-sul do Brasil, a qual engloba nove Estados da federação: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, MS, GO. Foram criados rankings para cada Estado individualmente (indicando a posição de cada município em relação ao seu Estado) e um ranking geral para os 3.180 municípios que compõem a região centro-sul (indicada em amarelo no mapa baixo). Foram identificados também, para cada Estado, os municípios com maior variação positiva e aqueles com maior variação negativa na incidência de descargas atmosféricas segundo a comparação com os resultados publicados anteriormente para o biênio 2005-2006.

Os dados de descargas atmosféricas foram obtidos pela Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT), processados e corrigidos por um modelo de eficiência de detecção desenvolvido pelo Grupo ELAT o qual permite corrigir os números em função do estado de funcionamento dos sensores da rede em cada período analisado. Embora a rede BrasilDAT possua sensores nos Estados de TO, MA e PA, o processamento e correção dos dados para a região norte ainda não foi concluída e, portanto, esses Estados ainda não puderam ser incluídos nos resultados.

No mapa abaixo, a área amarela indica a região centro-sul (nove Estados analisados). Clicando-se um cada Estado, será possível visualizar os arquivos (no formato PDF) dos rankings dos municípios daquele Estado. As listagens estão organizadas em ordem alfabética de municípios, em ordem decrescente de densidade de descargas atmosféricas (dada em raios/km2.ano) e em ordem das maiores variações positivas entre os biênios de 2005-2006 e 2007-2008. Para visualizá-las é preciso que se tenha instalado o Acrobat Reader em seu computador, o qual pode ser baixado a partir do seguinte link:

Clique aqui para obter as listagens (em ordem alfabética, densidade ou variação positiva) do ranking para todos os 3.180 municípios da região Centro-Sul do Brasil.