Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE participa de livro didático sobre a Antártica

por INPE
Publicado: Mar 07, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de março de 2007

Imagem INPE participa de livro didático sobre a Antártica

Está disponível na web o livro “O Brasil e o Meio Ambiente Antártico”, que destaca resultados das pesquisas que vêm sendo realizadas na região por brasileiros, entre eles pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O download pode ser feito através da página do Projeto Antártico do INPE: http://www.inpe.br/antartica.

Décimo volume da Coleção “Explorando o Ensino”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) dirigida a professores de escolas públicas, o livro mostra as atividades do Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR, do qual o INPE participa com os projetos: Geoespaço, Ozônio e Radiação UV, Fotoantar (Mesosfera), Meteorologia e Oceanografia Física.

“O livro relata os projetos antárticos desenvolvidos durante o período de 2002 a 2006”, informa a pesquisadora Neusa Paes Leme, coordenadora do Projeto Antártico do INPE.

Com fotos do continente antártico, a obra apresenta as iniciativas ambientais brasileiras e as mudanças ambientais no mundo, como o aquecimento global na Antártica, integração atmosfera e gelo, clima impresso nas rochas, buraco na camada de ozônio e efeito do Sol no meio ambiente terrestre.

“O Brasil e o Meio Ambiente Antártico” tem tiragem de 25 mil exemplares e, segundo o MEC, cada escola do ensino médio e profissionalizante receberá uma unidade. A coleção foi lançada em 2004 com o objetivo de apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo-lhe material científico-pedagógico que permita aprofundar os conteúdos das matérias e, ainda, sugerir novas formas de abordagem em sala de aula.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.