Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Começa o IV Ano Polar Internacional

por INPE
Publicado: Mar 01, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de março de 2007

Imagem Começa o IV Ano Polar Internacional

Será no dia 1º de março a abertura oficial mundial do IV Ano Polar Internacional. No Brasil, a solenidade será realizada a partir das 14h, na sede do Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, com a presença de autoridades, da comunidade científica e do ministro Sérgio Rezende, que conversará com as equipes de pesquisadores da Antártica, através de uma videoconferência.

A proposta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o Ano Polar prevê  atividades na região Antártica e América do Sul. As ações dos projetos terão início em 2007, estendendo-se até 2009. Os resultados científicos deverão ser divulgados a partir de 2008, com as conclusões finais em 2010.

As atividades do INPE contam com a colaboração de outros dez países e têm a coordenação da pesquisadora Neusa Paes Leme, da Divisão de Geofísica Espacial e do pesquisador Hisao Takahashi, da Divisão de Aeronomia, com a participarão de 10 pesquisadores do INPE, além de técnicos e estudantes.

Os projetos de pesquisas a serem desenvolvidos estão ligados ao estudo da alta, média e baixa atmosfera, enfocando a dinâmica da atmosfera, a camada de ozônio, meteorologia, aquecimento global, gases do efeito estufa, a radiação utravioleta, a relação sol-atmosfera, o transporte de poluição e oceanografia. “Nossa prioridade será estudar a relação da Antártica com a América do Sul”, afirma a pesquisadora. “O Ano Polar permitirá à comunidade científica participar de uma grande campanha observacional para desenvolver pesquisas nos ambientes Ártico e Antártico, aprofundando o conhecimento quanto à conexão dos polos com outras latitudes, as mudanças climáticas e sua interação com o meio ambiente da Terra”.

Brasil é estreante

Assim como nos anos polares anteriores (1882-1883, 1932-1933 e 1957-1958), equipes de pesquisadores serão enviadas pelos países participantes para a execução de pesquisas de vanguarda, a fim de examinar processos ambientais no Ártico e na Antártica, e as ligações destas regiões com as demais áreas do planeta. Este mega esforço mundial, multi-institucional e interdisciplinar aumentará a habilidade dos pesquisadores para detectar mudanças ambientais e avaliar as conseqüências sócioeconômicas das mesmas.

O Brasil nunca participou do Ano Polar e a consequência disto é que o país ficou ausente de importantes decisões tomadas internacionalmente sobre esta região, que representa aproximadamente 10% da área da Terra. Para esta edição, o Ministério de Ciência e Tecnologia organizou um Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (CONAPA), que irá acompanhar e apoiar as atividades científicas durante o API.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.