Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Alunos participam de Temporada de Observação Astronômica Remota

por INPE
Publicado: Fev 27, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 27 de fevereiro de 2007

Imagem Alunos participam de Temporada de Observação Astronômica Remota

A Divisão de Astrofísica (DAS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) promove a partir de abril a 5º Temporada de Observação Astronômica Remota. Até junho, cerca de 20 escolas participarão da atividade.

Nesta temporada, do ensino fundamental ao médio, alunos de escolas públicas e privadas de vários estados terão a chance de visualizar o espaço, em suas próprias escolas, como se estivessem diante de um telescópio, em um observatório. A observação remota não exige que o observador esteja presente no local onde se encontra o telescópio e a câmera astronômica. Ela é feita a partir de um computador com acesso à Internet por meio de um sitema computacional desenvolvido pelo INPE para a atividade (em colaboração com outras equipes do projeto 'Telescópios na Escola'). O sistema executa o direcionamento do telescópio e a aquisição de imagens digitais, dentre outras tarefas.

Os projetos de observação propostos para esse semestre são "Um passeio pelo céu" e "Movimento de um Asteróide". Todas as sessões são monitoradas por um pesquisador da DAS e uma equipe preparada. As escolas que participam recebem previamente um treinamento especial para operar o telescópio e câmera CCD astronômica do observatório.

As observações ocorrem às quintas feiras das 19h às 22h. Para participar das sessões de observação remota é necessário se inscrever pelo formulário que se encontra na página da Divisão de Astrofísica. As inscrições para este semestre já estão encerradas devido à demanda elevada, mas o Miniobservatório ainda está aceitando inscriço~es para compor uma lista de espera. O agendamento para a próxima temporada (agosto a outubro) terá início em julho. Mais informaçoes na página http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas/.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.