Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

SCD-1 completa 14 anos em órbita

por INPE
Publicado: Fev 09, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de fevereiro de 2007

Imagem SCD-1 completa 14 anos em órbita

O SCD-1 (Satélite de Coleta de Dados) - primeiro satélite totalmente projetado, construído, testado e operado no Brasil, completa 14 anos em órbita hoje, 9 de fevereiro. Quando lançado, em 1993, a expectativa de vida útil era de apenas um ano. Sua longevidade surpreende até mesmo os técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, ao mesmo tempo em que prova a competência da engenharia espacial brasileira.

O lançamento do SCD-1 foi o início da operação do Sistema de Coleta de Dados Brasileiro, que consiste de uma rede de satélites em órbita baixa que retransmitem a um centro de missão os dados ambientais recebidos de um grande número de plataformas de coleta de dados espalhadas pelo território nacional. Atualmente, o Sistema de Coleta de Dados é composto pelos satélites SCD-1, SCD-2 e CBERS-2, sendo que suas informações são distribuídas a diversas instituições no Brasil e no exterior.

O satélite capta e retransmite os sinais das plataformas para a estação de recepção e processamento do INPE em Cuiabá (MT) e depois os dados são transmitidos para a unidade de Cachoeira Paulista (SP), onde ficam à disposição das empresas e instituições usuárias do sistema. Os dados coletados pelo satélite SCD-1 são utilizados em diversas aplicações, como previsão de tempo, estudos sobre correntes oceânicas, marés, química da atmosfera, planejamento agrícola, entre outras. Uma aplicação de grande relevância é o monitoramento das bacias hidrográficas, que fornecem dados fluviométricos e pluviométricos.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.