Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Parceria Embrapa-Unicamp-Inpe irá fornecer previsões agrometeorológicas

por INPE
Publicado: Jan 30, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 30 de janeiro de 2007

O Sistema de Monitoramento Agrometeorológico (Agritempo), criado pela Embrapa e pelo Cepagri, da Unicamp, com a participação de mais de 20 instituições do País, inicia uma nova etapa de desenvolvimentos, que terá como principal produto previsões para o setor agrícola. O Agritempo monitora e divulga, desde 2003, para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o zoneamento de risco climático com a finalidade de reduzir eventuais perdas das lavouras. Este serviço contará agora com um novo reforço: as previsões agrometeorológicas, que inclui previsões de safra, de curto e médio prazos, da soja, milho, cana e café.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), irá fornecer as previsões meteorológicas e climáticas. A partir destes dados, a Embrapa, com o conhecimento e a experiência do Cepagri (Unicamp), irá rodar os modelos de previsão agrometeorológica. A expectativa é de que em março sejam geradas as previsões de safra do Sul e Nordeste e, a partir de abril, as de geadas com avaliação de impacto para cada cultura.

As instituições e entidades que repassam sistematicamente dados meteorológicos para o Agritempo recebem em troca uma série de produtos agrometeorológicos, por estado e município, como chuva acumulada, estiagem e risco de veranicos (seca na estação chuvosa). Uma das condições para a participação na rede do Agritempo é a liberação dos dados meteorológicos, colocando-os à disposição da comunidade científica do País.

Boletins e mapas agrometeorológicos são gerados e enviados não somente às instituições colaboradoras, mas também à Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), do MAPA, entre outras entidades dos setores público e privado. O acesso aos produtos do Agritempo também pode ser feito livremente através da web, pelo endereço: http://www.agritempo.gov.br/.

O CPTEC/Inpe colabora com a Embrapa e o Cepagri desde o início do projeto, com o envio de dados de chuva e temperatura. Nesta nova fase, além das previsões, o CPTEC irá colaborar na elaboração de boletins diários de monitoramento agrometeorológico e fornecerá estimativas de radiação solar e de chuva, geradas a partir de imagens de satélite. A expectativa é de que as previsões ganhem mais qualidade e precisão, oferecendo ao agricultor um conjunto confiável de dados e informações, que poderá orientá-lo nas tomadas de decisão ao longo dos ciclos das lavouras.

Segundo Eduardo Assad, chefe da Embrapa Informática Agropecuária, uma vez implementadas as previsões, o próximo passo será o desenvolvimento de estudos sobre o impacto do aquecimento global nas diversas culturas agrícolas do País. Especialistas em mudanças climáticas estão sendo contratados pela Embrapa para desenvolver pesquisas que irão avaliar os possíveis impactos do aumento da temperatura média na agricultura. Nesta fase, o CPTEC/Inpe irá fornecer cenários de mudanças climáticas globais com detalhamento regional.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.