Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Laboratório de Sensoriamento Remoto vai apoiar políticas de desenvolvimento sustentável na Amazônia

por INPE
Publicado: Jan 08, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de janeiro de 2007

Resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Laboratório de Sensoriamento Remoto de Santarém (LASERS) nasceu da necessidade de se conhecer melhor a dinâmica de ocupação da terra e seus fatores ambientais na região e, assim, fornecer informações para novas políticas de desenvolvimento sustentável. O recém-inaugurado laboratório foi proposto pelo campus de Santarém da UFPA e pelo INPE, através da Dra. Evlyn Novo, pesquisadora da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto.

“O laboratório foi montado a partir de um projeto inicial de cooperação entre o INPE e a UFPA, o qual posteriormente envolveu também o INPA. O financiamento para a implantação do projeto foi do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) como parte das ações para o estudo de impacto ambiental da rodovia Cuiabá-Santarém”, explica a Dra. Evlyn Novo. Segundo a pesquisadora, a implantação do laboratório foi considerada uma ação estratégica para as políticas de desenvolvimento socialmente responsável na região, apoiando a formação de recursos humanos e a capacitação no uso de imagens de satélite para o controle mais efetivo do impacto humano no meio ambiente.

“O MCT decidiu apoiar o LASERS como contribuição às políticas públicas incidentes sobre a região, como o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento Legal, o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Região de Influência da Rodovia BR-163 e o Plano de Ação do Distrito Florestal Sustentável da BR-163”, declara Luiz Carlos de Miranda Joels, atual diretor do Serviço Florestal Brasileiro que acompanhou o processo de implantação do laboratório como secretário do MCT. Segundo ele, participaram a Secretaria de Políticas e Programas para a Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, através da Coordenação Geral de Gestão de Ecossistemas, a Secretaria de Inclusão Social do MCT, o INPE e o INPA. “Gostaria de salientar a participação do Dr. Antônio Manzi, coordenador do LBA, da Cláudia Morosi, do MCT, e do Dr. Carlos Guerra, da UFPA”, destaca Joels.

O LASERS foi inaugurado com a realização da I Semana de Geotecnologias em Santarém, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de dezembro com a participação de pesquisadores do INPE, que ministraram cursos e palestras.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.