Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Estação de Alcântara registra 1ª passagem do satélite CoRoT

por INPE
Publicado: Dez 28, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 28 de dezembro de 2006

Imagem Estação de Alcântara registra 1ª passagem do satélite CoRoT

Quase seis horas e meia após seu lançamento com sucesso no dia 27 de dezembro de 2006, a partir da base de Baikonur, no Casaquistão, o satélite científico CoRoT (Convecção, Rotação e Trânsitos planetários) foi rastreado pelo Brasil em sua primeira passagem sobre Alcântara, no Maranhão. Das 20h56 às 21h11 GMT (18h56 às 19h11 - horário de Brasília), a passagem do satélite foi rastreada pela equipe da Estação Terrena de Alcântara, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O rastreio mostrou a precisão de colocação em órbita do lançador russo Soyuz. Atualmente, o CoRoT passa pela fase de aceitação em órbita. Na fase operacional, que deve ter início dentro de aproximadamente um mês, a Estação de Satélites Científicos do INPE, também instalada em Alcântara, será dedicada à recepção dos dados científicos do satélite francês.

Com o CoRoT será possível detectar, pela primeira vez na história da Humanidade – através de medições precisas das variações de intensidade da luz das estrelas –, planetas rochosos do tamanho da Terra (capazes de abrigar vida). Estima-se que o CoRoT descobrirá, em seus três anos de vida útil prevista, cerca de mil planetas gigantes do tipo de Júpiter e uma centena de semelhantes à Terra.

Mais informações no site do projeto


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.