Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Uniespaço lança novo Anúncio de Oportunidades

por INPE
Publicado: Nov 24, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de novembro de 2006

Imagem Uniespaço lança novo Anúncio de Oportunidades

Durante o II Seminário do Programa Uniespaço, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou o novo “Anúncio de Oportunidades” para apresentação de propostas de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, nos dias 23 e 24 de novembro, o Seminário Uniespaço reuniu os gerentes dos projetos selecionados no último anúncio, de 2004, que desde então aperfeiçoam novas tecnologias de interesse do programa espacial brasileiro.

O Uniespaço integra o setor universitário às atividades espaciais e fomenta uma base de pesquisa e desenvolvimento nesta área, viabilizando métodos, processos, componentes e produtos necessários aos veículos e plataformas espaciais, tais como materiais, computadores de bordo e sensores para sistemas de controle de satélites.

“Este programa é um dos esteios das atividades espaciais. Não só no Brasil, mas no mundo todo, as universidades são importantes para o desenvolvimento de novas tecnologias no setor aeroespacial”, disse Raimundo Mussi, assessor técnico-científico da AEB. Ele destaca que este novo Anúncio de Oportunidades contempla os mesmos temas do anterior. “Isto porque precisamos consolidar os projetos em desenvolvimento e também criar novos para estas áreas, que são primordiais no momento”, explicou Mussi.

O anúncio de oportunidades vai selecionar projetos em 4 áreas: Computadores de bordo para aplicação espacial; Sensores e atuadores para sistemas de controle de atitude de satélites; Veículos espaciais; e Materiais. Esses estudos dão suporte e complementam as pesquisas desenvolvidas no INPE e no IAE/CTA. Para conferir o AO - 01/2006, acesse o site da AEB: www.aeb.gov.br.

Seminário

Representantes dos 15 projetos selecionados no último anúncio de oportunidades tiveram dois dias para mostrar o andamento de seus estudos. Foram apresentadas palestras da Universidade de Brasília (UnB) sobre propulsão híbrida para foguetes; da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a respeito de simulação numérica de escoamento em motores foguetes; do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA/CTA) em bancos de ensaios para testes de materiais e estudo da combustão de propelentes para foguetes; do Instituto de Estudos Avançados (IEAv/CTA) sobre aerotermodinâmica de veículos espaciais em reentrada atmosférica; e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) em proteção térmica.

O Seminário teve ainda projetos sobre os temas "Materiais", "Computador de bordo para aplicação espacial", além de "Sensores e atuadores para sistemas de controle de atitude de satélites". Nestas áreas, apresentaram seus trabalhos a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), COPPE/UFRJ, Universidade de São Paulo (USP), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

"Com o Uniespaço conseguimos envolver profissionais de ponta, alunos de graduação e pós-graduação para atuar como multiplicadores de temas de interesse das atividades espaciais", conclui José Bezerra, chefe da Divisão de Sistemas Espaciais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) e também um dos coordenadores do Seminário realizado no INPE.


José Bezerra, chefe da Divisão de Sistemas Espaciais do IAE/CTA; Raimundo Mussi, assessor técnico-científico da AEB; e João Braga, coordenador de Gestão Científica do INPE, na abertura no evento


Durante o seminário foi realizada uma exposição sobre os projetos


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.