Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

7º EATUS promove treinamento dos grupos de atendimento a usuários de imagens

por INPE
Publicado: Nov 01, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 01 de novembro de 2006

Imagem 7º EATUS promove treinamento dos grupos de atendimento a usuários de imagens

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizará, entre os dias 6 e 10 de novembro, o 7º Encontro dos Atendimentos aos Usuários de Imagens de Satélites (EATUS). O evento, que acontece na unidade de Cachoeira Paulista, tem o intuito de reciclar, atualizar e acrescentar conhecimentos úteis aos grupos que trabalham com o atendimento à comunidade de usuários dos dados orbitais produzidos pela Divisão de Geração de Imagens (DGI) do INPE.

A palestra de abertura do coordenador do Programa CBERS, Eng. Ricardo Cartaxo, discutirá a atuação dos “ATUS” no contexto da distribuição de imagens pela internet. Com palestras, workshops, cursos e mesas redondas, o encontro irá fornecer dados atualizados sobre novas tecnologias, uso do Sensoriamento Remoto, rotinas para o Geoprocessamento e Processamento de Imagens, captação de dados pela internet e uso e limitações dos dados MODIS.

O encontro contará com a presença de núcleos de atendimento a usuários (ATUS) de vários estados, e terá ainda uma mostra de imagens de satélites. No último dia estará presente o Dr. João Vianei, coordenador geral de Observação da Terra do INPE, que encerrará o evento com uma palestra sobre o cenário mundial da observação da Terra.

Dr. Bernardo Friedrich Theodor Rudorff apresentará o livro “O sensor MODIS e suas aplicações ambientais no Brasil”, de autores do INPE, que será lançado em breve.

A programação do evento está no site: http://www.dgi.inpe.br/usr/encontroatus-7/programa.htm


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.