Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

EUA poderão usar as imagens do satélite sino-brasileiro CBERS

por INPE
Publicado: Out 23, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de outubro de 2006

Representantes da NASA, a agência espacial americana, e do United States Geological Survey (USGS), órgão do Departamento do Interior dos Estados Unidos, estarão no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para conhecer melhor o Programa CBERS de satélites sino-brasileiros de recursos terrestres. Serão três dias de reuniões técnicas e visita à instituição: segunda (23/10) e terça-feira (24) na sede em São José dos Campos, e na quarta-feira (25) na unidade de Cachoeira Paulista.

Os técnicos americanos estão interessados nas imagens dos satélites, desenvolvidos pelo INPE em parceria com a CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial). Os satélites CBERS poderão ajudar a preencher a lacuna deixada pelo LANDSAT-5, satélite americano que integra o programa do USGS e que tem apresentado falhas após mais de vinte anos de bons serviços. Uma nova série de satélites para substituir o LANDSAT ainda está sendo discutida e vários anos se passarão até que o primeiro seja finalmente lançado. Sendo assim, tanto os Estados Unidos como outros países que atualmente utilizam as imagens LANDSAT precisarão de outro satélite semelhante, e o CBERS pode se tornar uma alternativa.

Ao contrário do LANDSAT, o Programa CBERS está com seu futuro próximo garantido com o lançamento de mais três satélites até 2011: CBERS-2B, CBERS-3 e CBERS-4. Atualmente, está em operação o CBERS-2.

O Brasil é o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política de distribuição gratuita implantada em junho de 2004 que, desde então, disponibilizou mais de 200 mil imagens a usuários do território nacional. Em maio de 2006, o INPE passou a também oferecer sem custos imagens para países da América do Sul localizados na área de abrangência da sua Estação de Recepção de Cuiabá.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.