Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE promove 1º Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

por INPE
Publicado: Out 19, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 19 de outubro de 2006

Imagem INPE promove 1º Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

Será promovido pela primeira vez no Brasil um evento dedicado a discutir geofísica espacial e aeronomia, áreas que estudam fenômenos que ocorrem na atmosfera e no espaço e que podem interferir em instrumentos em órbita, como os satélites, e no próprio clima na Terra. O I Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro em São José dos Campos, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Promovendo o intercâmbio de informações e idéias entre estudantes, docentes, pesquisadores, técnicos e instituições, o evento apresentará pesquisas básicas e aplicadas em ciências espaciais e atmosféricas, em especial sobre a relação Sol-Terra, radiação solar, magnetosfera, ionosfera, alta e média atmosfera terrestre, com ênfase na integração e intercâmbio de conhecimentos científicos e acadêmicos.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGF), o simpósio está sendo organizado por pesquisadores do INPE, instituição que se dedica a esta área desde os anos 60, sendo pioneira no Brasil na pesquisa em aeronomia e geomagnetismo. Para a palestra de abertura do evento, nesta segunda-feira (23/10) às 9 horas, foi convidado o Dr. Fernando de Mendonça, primeiro diretor do INPE e responsável pela implantação das primeiras linhas de pesquisa do Instituto, justamente nas áreas de aeronomia e geomagnetismo.

“Este simpósio será um importante fórum científico para discussão dos temas e questões pertinentes à geofísica espacial e aeronomia. É a primeira vez no Brasil que teremos um evento para o debate exclusivo desta área”, diz o Dr. Hisao Takahashi, pesquisador do INPE responsável pela coordenação do simpósio.

Mais informações e a programação do SBGEA no site www.dae.inpe.br/~sbgea.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.