Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Carlos Nobre é eleito membro da TWAS

por INPE
Publicado: Set 18, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de setembro de 2006

Imagem Carlos Nobre é eleito membro da TWAS

O pesquisador Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi eleito membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), na categoria Ciências da Terra, na qualidade de “fellow”. A eleição dos 44 integrantes ocorreu no dia 4 de setembro, durante a 10ª Reunião Geral da instituição, realizada em Angra dos Reis (RJ).

Nobre é um dos cinco brasileiros membros da Academia, que reúne 800 cientistas de destaque, de 72 países emergentes, dentre eles China, Índia e Brasil. O presidente da TWAS, também eleito durante o evento em Angra, é o pesquisador Jacob Palis, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Criada em 1983 por um grupo de cientistas liderado pelo paquistanês e prêmio Nobel Abdus Salam, a TWAS é subvencionada pelo governo italiano e recebe apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), além de colaborações financeiras de diversos países. Mais informações: www.twas.org 

Brasileiro Genial
A edição nº 100 da Revista O Globo, publicada em 25 de junho de 2006, inclui o pesquisador Carlos Nobre na lista dos “100 Brasileiros Geniais”, ao lado de nomes como Eduardo Coutinho, Mayana Zatz, Antonio Cândido, João Gilberto e Chico Buarque.

Um dos mais respeitados cientistas brasileiros na área de meteorologia e mudanças climáticas, Carlos Nobre é conhecido em todo o mundo por seus estudos relacionando a ação humana na Amazônia a alterações climáticas globais.

Atualmente, dedica-se também à criação de um programa destinado a entender as mudanças climáticas no Brasil a longo prazo. É presidente do Programa Internacional da Geosfera-Biosfera, um conselho internacional de sociedades científicas voltado para a compreensão das mudanças ambientais globais, e membro permanente da Academia Brasileira de Ciências.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.