Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

PUC-RS acessa telescópio do INPE via web

por INPE
Publicado: Ago 22, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de agosto de 2006

De Porto Alegre, alunos da PUC-RS fizeram “um passeio pelo céu” através das lentes do telescópio do Miniobservatório Astronômico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia que fica em São José dos Campos (SP). Dentro do projeto Educação em Ciências com Observatórios Virtuais, instituições de ensino podem participar de sessões de observação astronômica remota e, pela internet, controlar a distância o telescópio e adquirir imagens digitais de planetas, aglomerados de estrelas e galáxias.

“Sem dúvida foi muito interessante, observar on-line imagens geradas por um equipamento distante foi uma experiência inédita. Toda a movimentação para captar as imagens e projetá-las em tela, além do diálogo simultâneo mantido via chat com o INPE durante todo o tempo da sessão, emprestou um clima muito propício para a compreensão dos alunos sobre como se faz educação científica atualmente”, declara o professor Plínio Fasolo, coordenador do Laboratório de Astronomia da PUC-RS, que participou da sessão organizada pela professora Thais Russomano, coordenadora do Laboratório de Microgravidade da mesma universidade.

Durante a sessão, o professor Fasolo ministrou uma palestra sobre Astronomia. “O observação simultânea permitiu que a palestra fosse rica de detalhes e de exemplos reais que estavam sendo acompanhados por todos”, destaca. A PUC-RS participou da sessão remota no último dia 10 de agosto.

Como participar
As sessões remotas ocorrem sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, de abril a outubro, exceto no mês de julho. Para este semestre, a programação já está completa. Mas o projeto terá continuidade e o agendamento para o primeiro semestre de 2007 será feito a partir de fevereiro. Para agendar uma sessão de observação remota, não é preciso que professores ou alunos tenham conhecimento prévio em Astronomia. Basta que um profissional da instituição de ensino preencha um formulário eletrônico: uma vez aprovada a proposta, o usuário recebe um login e senha para acessar o telescópio no dia e horário agendados. Pode-se escolher um projeto observacional dentre os sugeridos no próprio site (Adote uma constelação, Um passeio pelo céu, Relevo da Lua, Movimento de um asteróide) ou apresentar outro. Cada sessão é acompanhada por um pesquisador da Divisão de Astrofísica do INPE. Mais informações em http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/obsremotas/


Professor Plínio Fasolo na palestra durante a sessão remota


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.