Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Especialistas se reúnem para prever início da estação chuvosa

por INPE
Publicado: Ago 21, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 21 de agosto de 2006

Nesta terça-feira (22/08), pesquisadores e especialistas da área climática de diversas instituições de pesquisa reúnem-se no Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para discutir e elaborar a previsão do início da estação chuvosa das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Participam do encontro pesquisadores do CPTEC/INPE, Instituto Astronômico e Geofísico da USP, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (OSN) e da Embrapa.

Em anos típicos, a estação chuvosa inicia-se em meados de outubro, estendendo-se pelos meses subseqüentes até o final do verão. No entanto, o início deste período varia muito a cada ano, produzindo fortes impactos na agricultura, no abastecimento de água e na geração de energia elétrica.

Este será o segundo “Mini-Workshop: Início da Estação Chuvosa: Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”. O primeiro, realizado no ano passado, gerou uma previsão bem próxima da realidade, além de recomendações de ações com o objetivo de desenvolver monitoramentos, que foram implementados pelo CPTEC/INPE.

Durante o evento, serão apresentados trabalhos que relacionam as previsões à agricultura, ao setor hídrico e energético, além de avaliações e previsões elaboradas a partir de diferentes métodos. No final da tarde, serão apresentadas as previsões geradas por modelos numéricos, entre estes, o do CPTEC/INPE. O último boletim está disponível no site: http://www.cptec.inpe.br/infoclima/. Ao final do encontro, os especialistas elaboram uma previsão de consenso, divulgando um boletim especial nos próximos dias.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.