Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Modernização do sistema de energia do CPTEC/INPE abre espaço a novos avanços

por INPE
Publicado: Ago 15, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 15 de agosto de 2006

No primeiro fim de semana deste mês, todo o sistema de energia do prédio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi desligado e substituído por um novo, de maior capacidade e confiabilidade, com gerenciamento e monitoramento totalmente informatizado. A interrupção de energia e as reformulações, para que o novo sistema entrasse em operação, contaram com cerca de 40 horas de trabalho.

As implementações foram planejadas visando principalmente o fornecimento ininterrupto de energia para o Centro de Processamento de Dados (CPD) do CPTEC/INPE, que inclui a operação do supercomputador SX-6, responsável pelo processamento dos modelos operacionais de previsão de tempo, clima e ambientais, entre outros equipamentos e sistemas computacionais. A potência instalada do CPTEC/INPE está, atualmente, entre 1100 e 1300 Kva, dos quais 200 Kva estão no CPD. O sistema anterior já vinha operando no limite de sua capacidade, apresentando sinais de obsolecência e falhas.

Os novos equipamentos passam a garantir uma operação segura para as atividades do CPD para uma potência de até 500 Kva, contendo, portanto, uma margem de crescimento de 300 kva de potência. Está margem permitirá a instalação e atualização de novos equipamentos, necessários à evolução das pesquisas e desenvolvimentos do CPTEC/INPE.

Foram investidos nesta modernização quase R$ 5 milhões, com cerca de 70% dos recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento da Meteorologia Nacional, do Plano Piloto de Investimento (PPI), aportados através do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, e os 30% restantes investidos a partir do orçamento do próprio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e ao qual o CPTEC está vinculado.

Toda infra-estrutura do sistema de energia do CPTEC/INPE está alojada no subsolo do prédio, em uma área de 1.080 metros quadrados. Além dos novos geradores, no-breaks, entre outros equipamentos, foram instalados mais de 23 quilômetros de cabos.

Cinco geradores de 450 Kva foram substituídos por três novos, de 1000 Kva, dotados de tecnologia moderna. Também foram adquiridos e instalados novos no-breaks, disjuntores, painéis e transformadores. Alguns destes equipamentos operam com redundância, ou seja, dentro de um arranjo de equipamentos que garante o fornecimento contínuo de energia, mesmo no caso de pane em um deles.

Com a modernização do sistema de energia, os novos equipamentos, acionados automaticamente numa eventual falta de energia, ou mesmo no conjunto de geradores, passam a gerar autonomia no fornecimento de energia de aproximadamente 1 hora e meia, contra os 15 minutos anteriores.

Para esta modernização, a primeira de grande porte nesta área desde a inauguração do prédio do CPTEC/INPE, em 1994, uma equipe de engenheiros e especialistas analisou as soluções adotadas por outras instituições, como os hospitais Albert Einsten e Santa Catarina e a IBM, que operam com cargas de alta criticidade, ou seja, operam com alta demanda de energia e necessidade ininterrupta de fornecimento. Desta análise, convergiu-se para uma concepção de sistema que fosse mais amplo que o anterior no uso de equipamentos em redundância em pontos estratégicos, com o intuito de oferecer maior segurança, confiabilidade e possibilidade de manutenção com o sistema em funcionamento.

No sistema anterior, as paradas para manutenção estavam ocorrendo a cada seis meses, com interrupções de energia de no mínimo 10 horas, período em que os usuários externos ficavam impossibilitados de acessar seus produtos e serviços. O CPTEC/INPE fica no município de Cachoeira Paulista, São Paulo.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.