Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Homepage do CPTEC/INPE traz facilidade para acompanhar fenômeno meteorológico adverso

por INPE
Publicado: Ago 07, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de agosto de 2006

Imagem Homepage do CPTEC/INPE traz facilidade para acompanhar fenômeno meteorológico adverso

Os fenômenos meteorológicos que costumam provocar impactos mais intensos à sociedade, com previsão de ocorrência para as próximas 24 horas, podem ser melhor acompanhados a partir de agora. Através de um novo recurso de visualização colocado à disposição na homepage da previsão do tempo (http://www.cptec.inpe.br/tempo/), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é possível rapidamente identificar os principais eventos meteorológicos adversos que estarão atuantes sobre o país.

A região de abrangência destes eventos aparece delimitada em um pequeno mapa do Brasil. Ao passar o cursor sobre o mapa, o usuário poderá clicar sobre uma das cinco regiões do país e acessar um aviso meteorológico específico que abrange aquela região.

Através deste novo recurso, a identificação das áreas vulneráveis está bem mais rápida. Entre os fenômenos considerados adversos pelo CPTEC/INPE estão incluídos: chuvas intensas ou acumulados significativos de precipitação, ventos fortes ou rajadas de vento, temporais, descargas elétricas atmosféricas, geadas amplas e intensas, ondas de frio ou de calor, nevoeiros intensos e condições de baixa umidade.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.