Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Método pioneiro analisa causas de desligamento na rede elétrica

por INPE
Publicado: Jul 31, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 31 de julho de 2006

Imagem Método pioneiro analisa causas de desligamento na rede elétrica

Para otimizar a rede elétrica de Furnas, o Sistema de Análise Automática de Desligamentos de Linhas de Transmissão (SAAD) será lançado no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro. Desenvolvido por técnicos da empresa de energia elétrica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, o SAAD é o primeiro sistema do gênero no mundo que leva em consideração as limitações da eficiência das redes de detecção de descargas.

O sistema baseia-se numa análise estatística das distribuições das características das descargas atmosféricas em conjunto com dados da RINDAT (Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas). No caso de desligamento na linha de transmissão elétrica, os técnicos podem determinar de forma automática e em tempo real a probabilidade da ocorrência ter sido causada por uma descarga atmosférica. A metodologia, pioneira no mundo, foi apresentada durante a 19a Conferência Internacional sobre Detecção de Descargas realizada em Tucson, nos Estados Unidos, em abril deste ano, por técnicos do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE.

O SAAD terá grande utilidade para a operação do Sistema de Transmissão de Furnas, visto que a maior parte dos desligamentos das linhas de transmissão é resultado de descargas atmosféricas. Estima-se que o prejuízo anual sofrido pelo Setor Elétrico com descargas atmosféricas seja superior a 500 milhões de reais.

A entrada em operação do SAAD proporcionará maior confiabilidade à operação do sistema elétrico de Furnas, com retorno significativo à empresa e à sociedade.

O lançamento do SAAD será às 9 horas do dia 3 de agosto na sede de Furnas em Botafogo, Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com Mariana pelo e-mail mariana@dge.inpe.br


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.