Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE lança previsões por variáveis para todas as cidades do país

por INPE
Publicado: Jul 25, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de julho de 2006

Imagem INPE lança previsões por variáveis para todas as cidades do país

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, vem fornecendo de forma experimental, na homepage http://www.cptec.inpe.br/prevnum/, previsões para seis diferentes variáveis meteorológicas para todas as cidades do país. As previsões, geradas pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, são fornecidas para os próximos cinco dias e atualizadas a cada seis horas.

As variáveis meteorológicas incluídas neste novo produto de previsão meteorológica são: umidade relativa do ar, nebulosidade, precipitação, temperatura, pressão atmosférica e direção e velocidade dos ventos. As previsões são apresentadas em meteogramas, gráficos de fácil visualização, e buscam atender diferentes perfis de usuários, desde o leigo até o usuário com formação na área e que atua em um campo específico, como agricultura, aviação, entre outros.

É também possível acessar as previsões neste formato na homepage “Meteorologia para Agricultura”, também do CPTEC/INPE. As previsões são geradas pelo modelo regional ETA de alta resolução espacial, de 20 x 20 quilômetros, desenvolvido pelo CPTEC/INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.