Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Nobel da Paz em 2005 teve participação de pesquisadora do INPE

por INPE
Publicado: Jul 25, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 25 de julho de 2006

Imagem Nobel da Paz em 2005 teve participação de pesquisadora do INPE

Pesquisadora do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia –, Dra. Raquel A. Paviotti Corcuera, que trabalhou em missão para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no período de 1997 a 2004, acaba de receber o certificado de agradecimento pela sua contribuição à AIEA, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2005.

O Nobel da Paz foi concedido à AIEA em reconhecimento aos trabalhos para que a energia nuclear seja utilizada apenas em aplicações pacíficas e de forma segura. Com o valor recebido pelo prêmio, foi criado o “IAEA Nobel Peace Prize Cancer and Nutrition Fund”, um programa para financiar aplicações de energia nuclear nos setores de saúde humana e produção de alimentos nos países em desenvolvimento.

Entre os projetos de responsabilidade da pesquisadora constam a implementação do Centro Regional para Serviços em Dados Nucleares da AIEA para América Latina no IPEN, em São Paulo, base de dados de radiação gama (prompt) por ativação com nêutrons para aplicações (ciências dos materiais, geologia, mineração, arqueologia, meio ambiente, análise de alimentos e medicina), “International Reactor Dosimetry File, IRDF-2002” (base de dados nucleares para utilização em reatores de pesquisa e de geração de eletricidade) e base de dados nucleares para produção de radioisótopos de aplicações terapêuticas para tratamento de câncer.

Aqui o certificado entregue à Dra Raquel A. Paviotti Corcuera.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.