Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pesquisadores do INPE participam de debates e palestras no GEOBrasil

por INPE
Publicado: Jul 18, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 18 de julho de 2006

Renomado evento de geoinformação da América Latina, o GEOBrasil Summit teve início nesta terça-feira (18) apresentando novidades em softwares, equipamentos, serviços e soluções para empresas públicas e privadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, além de ser um dos expositores do evento, também estará representado por alguns de seus pesquisadores em palestras e debates. O GEOBrasil segue até quinta (20) no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo.

No dia 19, Antônio Miguel Vieira Monteiro, da Divisão de Processamento de Imagens do INPE, juntamente com Silvana Philippi Camboim, da Geoplus Geotecnologia e Informática, e Cristiane Vaz Domingues, do Instituto Florestan Fernandes, participa do debate “Políticas públicas de distribuição de dados geográficos”, que pretende discutir quais as principais características dos modelos de disponibilização de dados existentes no mundo e suas vantagens e desvantagens, a importância da definição de modelos para o Brasil e os fatores que devem ser levados em consideração para adaptação à realidade brasileira.

Ainda neste dia, durante o debate “Como mapear o Brasil na era da TI - Tecnologia de Informação”, Paulo Martini, responsável pelo Serviço de Atendimento a Usuários de Imagens (ATUS) do INPE e gerente Projeto Panamazônia II; Antônio Luiz C. de Freitas, da Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamentos; e Izabel Cecarelli, da Geoambiente Sensoriamento Remoto, irão apresentar a situação do Programa Espacial Brasileiro no âmbito do sensoriamento remoto e qual a importância deste programa no contexto internacional, o impacto do CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) para o mapeamento no Brasil e o retorno deste tipo de investimento para o país.

E para apresentar um sistema capaz de identificar de maneira semi-automática a probabilidade de ocorrência de desastres naturais em áreas de riscos potenciais para os mais de 5.500 municípios brasileiros, o pesquisador do INPE Carlos Nobre preferirá a palestra “Geoinformação no sistema de informações hidrometeorológicas e ambientais para prevenção e mitigação de desastres naturais”, no dia 20.

O GEOBrasil Summit 2006 também engloba a ExpoGNSS – Congresso e Feira Internacional de Posicionamento e Navegação por satélite; o GEO Óleo e Gás – Seminário e Exposição Internacional de Geotecnologias para Petróleo e Gás; o GEOCidades – Seminário Internacional de Geoinformação para Gestão de Cidades.

Mais informações no site www.geobr.com.br

 


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.