Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Dados meteorológicos de 2000 a 2004 estão disponíveis no LBA DIS

por INPE
Publicado: Jun 21, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 21 de junho de 2006

Imagem Dados meteorológicos de 2000 a 2004 estão disponíveis no LBA DIS

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) colocou à disposição, via internet, um grande conjunto de dados meteorológicos para a América do Sul, referente ao período de 2000 a 2004. O trabalho, intitulado "Reanálise Regional sobre a América do Sul", foi resultado da combinação de previsões diárias de curto prazo reprocessadas, em alta resolução temporal e espacial, e de dados reais observados. Um dos principais objetivos deste trabalho foi suprir a demanda de inúmeros projetos de pesquisa por dados meteorológicos nem sempre disponíveis por falta de uma rede de observação mais completa cobrindo o país e o continente sul-americano. Os dados estão disponíveis no LBA DIS.

Para a geração deste conjunto de dados, ou "reanálises", utilizou-se o modelo regional ETA, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE, com resolução de 40 quilômetros quadrados, com dados gerados a cada 6 horas e em perfis verticais superiores a 25 quilômetros de altitude e o sistema de assimilação de dados PSAS (Physical-space Statistical Analysis System). Os dados meteorológicos podem ser acessados livremente pela homepage.

O banco de dados foi desenvolvido com o objetivo específico de atender pesquisadores com projetos no Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), um compromisso que o INPE havia estabelecido com o LBA, explica Dirceu L. Herdies, um dos responsáveis pelo trabalho ao lado de José A. Aravéquia, ambos do Grupo de Assimilação de Dados do CPTEC/INPE. A idéia foi utilizar o que havia de melhor em termos de modelo numérico e de sistema de assimilação, em conjunto com todos os dados disponíveis de redes convencionais de observação e de dados de satélite.

A importância deste conjunto de dados torna-se mais evidente para algumas regiões, como áreas na Bolívia, onde existe uma grande escassez de informações meteorológicas sistemáticas. O trabalho conta ainda com dados de maior confiabilidade levantados durante as campanhas do SALLJEX (South American Low-level Jet Experiment), entre 2002 e 2003, em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil e do LBA, em experimento no estado de Rondônia, entre os meses de setembro e novembro de 2002.

No total, o conjunto de dados conta com quase 50 variáveis diferentes, sem contar os sub-produtos que podem ser obtidos a partir do conjunto gerado. Apesar de o projeto prover dados para a Amazônia, para pesquisas do LBA, o trabalho também está sendo consultado por pesquisadores cujos estudos abrangem outras regiões do país e do continente. Pesquisadores dos Estados Unidos e Argentina, com pesquisas relacionadas à América do Sul, também estão acessando os dados. Entre os estudos que estão sendo beneficiados, incluem-se os de ciclones, como o Catarina, ocorrido em 2004, na costa sul do país, e sobre o Jatos de Baixos Níveis no eixo Bolívia-Paraguai-Brasil-Argentina.

A grande necessidade por este tipo de trabalho é percebida pelo grande número de acessos em pouco mais de duas semanas de liberação dos dados no LBA DIS. Neste mesmo período, foram gravados mais de 60 DVDs, atendendo as solicitações de usuários que têm dificuldade de acesso via Internet.

A próxima etapa do projeto será a extensão do conjunto de dados para um período superior a 25 anos, iniciando a série em 1979 chegando até os dias atuais. A previsão é de que este material esteja disponível a toda comunidade científica do país e do exterior em 2008.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.