Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Escolas do Mato Grosso recebem Atlas de Ecossistemas

por INPE
Publicado: Jun 07, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de junho de 2006

Imagem Escolas do Mato Grosso recebem Atlas de Ecossistemas

Professores de Cuiabá recebem nesta quinta-feira (8/6) o Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica, material didático em cd-rom produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Para melhor utilização do Atlas nas escolas públicas, será ministrado um treinamento pela Dra. Tania Maria Sausen, pesquisadora do Instituto, para professores de mais de 50 escolas.

“O Atlas é distribuído gratuitamente, única e exclusivamente para instituições de ensino fundamental e médio, e para licenciaturas, principalmente nas áreas de geografia, biologia e ciências, bem como ONGs que desenvolvam atividades de educação ambiental”, explica a pesquisadora do INPE.

O CD-ROM Atlas de Ecossistemas apresenta mais de 250 imagens de diversos satélites, fotos da superfície da Terra, globo 3D e vídeos, permitindo que o aluno visualize as características físicas, econômicas, políticas e humanas de todos os países da América do Sul e 21 ecossistemas por meio de imagens de satélite e fotos de campo. Há também informações sobre os fundamentos de sensoriamento remoto, programas espaciais e estações terrenas de recepção de dados de satélites.

Nos idiomas português e espanhol, o Atlas é uma iniciativa do EducaSere, programa que incentiva o uso escolar do sensoriamento remoto, coordenado pela Dra. Tânia Maria Sausen. Baseado em dados e pesquisas na área de sensoriamento remoto, participaram do seu desenvolvimento pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Guiana Francesa, Peru, Equador, Venezuela e Uruguai, num total de 44 de profissionais de diferentes áreas, como geografia, ecologia, biologia, agronomia, cartografia, engenharia florestal, oceanografia, geologia, computação e educação. “Os pesquisadores não se encontraram em nenhum momento para a realização do trabalho. Cada pesquisador permaneceu em seu próprio país e todas as discussões foram feitas por meio da Internet”, conta a Dra. Tânia Sausen.

A entrega dos cd-roms, bem como o treinamento dos professores, será no Auditório do Centro Universitário Unirondon, que fica na Av. Beira Rio, em Cuiabá, 08:30h às 14:30h desta quinta-feira (8/6).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.