Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Workshop internacional de observação da Terra começa nesta segunda

por INPE
Publicado: Mai 26, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 26 de maio de 2006

Imagem Workshop internacional de observação da Terra começa nesta segunda

As tecnologias para observação da Terra, como o sensoriamento remoto por satélites, têm aplicações que vão da análise agrícola à previsão de desastres naturais, passando por áreas como saúde pública e educação. Membros do Group on Earth Observations (GEO), organização intergovernamental que reúne vários países, estarão em São José dos Campos (SP), entre os dias 29 e 31 de maio, para discutir projetos de observação da Terra em todos os seus segmentos. O objetivo do GEO é construir um sistema global para fornecer observações detalhadas, obtidas através de diversos instrumentos e técnicas, e transformar estes dados coletados em informação vital para a sociedade.

Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o workshop também será uma oportunidade para mostrar algumas das mais importantes iniciativas brasileiras em observação da Terra. Entre os participantes, a representante do Brasil no GEO, Maria Teresa Mesquita Pessoa, do MRE; Pierre Valette, representante da Comunidade Européia, e especialistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), principal órgão de meteorologia dos Estados Unidos e do mundo.

“O primeiro dia do workshop será uma espécie de ‘Brazil Geo Day’, com a apresentação de trabalhos de hidrologia, agricultura, meteorologia, saúde pública, monitoramento de florestas e coleta de dados sobre poluição, entre outros indicadores”, explica João Vianei, coordenador geral de Observação da Terra do INPE e, como um dos co-presidentes do GEO, organizador do evento em São José dos Campos.

A programação do “Brazil Geo Day” prevê apresentações sobre o Programa Espacial Brasileiro, política de distribuição de dados do Satélite Sino- Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) e seus benefícios sociais, sistema de coleta de dados ambientais, redes de monitoramento hidrológico, serviços de meteorologia e outros temas. Entre os palestrantes de segunda-feira (29), destacam-se Gilberto Câmara, diretor do INPE, e Himilcon Carvalho, diretor da AEB. Também apresentarão palestras Maurício Cordeiro (Agência Nacional das Águas), Reinaldo Bomfim da Silveira (Instituto Nacional de Meteorologia), Jurandir Zullo Junior (CEPAGRI/Unicamp), Eduardo Assad (Embrapa), Marilia Carvalho e Christovam Barcellos (FioCruz), Dalton Valeriano, Maria Assunção Dias, Alberto Setzer, Antonio Miguel Monteiro, Wilson Yamaguti e Hilcéa Ferreira (INPE), Carlos Souza (Imazon) e José Marques (CRECTEALC - Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para a América Latina e o Caribe).

“Será uma oportunidade de exposição muito positiva do trabalho que o Brasil faz em Observação da Terra”, declara João Vianei, destacando que o GEO Capacity Building tem foco no treinamento, educação e infra-estrutura institucional.

Os outros dois dias do workshop terão reuniões reservadas aos membros do GEO, com a presença de delegações de vários países e organizações regionais. O GEO Capacity Building Workshop será realizado no Hotel Mercure, em São José dos Campos. Os detalhes da programação estão no site http://www.dsr.inpe.br/workshopgeo/. E para saber mais sobre o GEO acesse http://www.earthobservations.org/meetings/meetings.html.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.