Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Evento em Petrópolis destaca aplicações das imagens de satélites

por INPE
Publicado: Mai 23, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de maio de 2006

Imagem Evento em Petrópolis destaca aplicações das imagens de satélites

O ecólogo Pedro Carlos de Orleans e Bragança é o palestrante convidado do IV Encontro com Usuários de Imagens de Satélites de Sensoriamento Remoto, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, RJ. Presidente do Instituto Ecotema, ele falará sobre o sensoriamento remoto em levantamentos integrados para o planejamento ambiental.

Organização não-governamental com sede em Petrópolis que atua em prol da preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida, o Instituto Ecotema é um antigo usuário de sensoriamento remoto e, atualmente, trabalha com dados dos satélites Landsat, Spot e CBERS, além de fotos áreas e produtos de radar.

As imagens de satélites permitem o diagnóstico, controle e projeção da situação de determinada área de forma mais rápida e precisa. A palestra convidada será no primeiro dia do evento, 24 de maio, às 15h30, e destacará a utilização do sensoriamento remoto como ferramenta do conhecimento, na pesquisa, no planejamento, no controle e na fiscalização, visando o desenvolvimento sustentável.

O evento é promovido pela Divisão de Geração de Imagens (DGI) do Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, para reunir profissionais de todo o Brasil e apresentar aplicações e formas de acesso às imagens dos satélites disponíveis no banco de imagens do INPE, o mais antigo do Hemisfério Sul. Importante destacar que o Instituto é hoje o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo. Recentemente, foi atingida a marca de 200 mil “downloads” de imagens do CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), que estão disponíveis gratuitamente pela internet (www.obt.inpe.br/catalogo), para usuários do Brasil e da América da Sul.

Programação
Na abertura do evento, o diretor do INPE, Dr. Gilberto Câmara, falará sobre "O Brasil no Contexto do Cenário Espacial Mundial" e o coordenador geral de Observação da Terra do Instituto, Dr. João Vianei, sobre as "Ações e Perspectivas para o Sensoriamento Remoto no Brasil".

Durante o Encontro, estará presente também o coordenador do Programa de Aplicações do Projeto CBERS, Dr. José Carlos Neves Epiphanio, que apresentará palestras e responderá questões relativas à ampla utilização de imagens de satélites.

O evento terá uma apresentação da Dr.ª Tania Sausen, do Projeto EducaSeRe, e da Dr.ª Teresa Gallotti Florenzano, que tem difundido junto às escolas de nível médio o uso e o potencial do sensoriamento remoto.

Curso
No dia 23, antecedendo o evento, haverá dois cursos que apresentarão sistemas de processamento de imagens. Um com recursos de aulas com um computador para cada aluno e, outro, que terá continuidade e suporte pela internet através do sistema de educação a distância.

Mais informações sobre o 4º Encontro com Usuários de Imagens de Satélites de Sensoriamento Remoto podem ser vistas no site http://www.dgi.inpe.br/usr/eusisser-4/programa.htm.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.