Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE e UFSM definem projetos para convênio

por INPE
Publicado: Mai 22, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de maio de 2006

Imagem INPE e UFSM definem projetos para convênio

Projetos nas áreas de Observação da Terra, Meteorologia, Ciência Espacial e Engenharia estão previstos no convênio entre a Universidade de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. Como anunciado pelo diretor Gilberto Câmara no início do mês, uma equipe técnica do Instituto esteve em Santa Maria, nos dias 11 e 12 de maio, para acertar os termos de ajuste do convênio.

Professores do grupo de Sensoriamento Remoto da UFSM acompanharam a entrega ao vice-reitor Felipe Muller do quinto termo de ajuste do convênio e plano de trabalho, que corresponde aos projetos de Observação da Terra. “Com o aval de todos, estes documentos são frutos desta reunião onde todos os pontos foram ajustados”, declarou Tania Maria Sausen, pesquisadora que integrou a comitiva técnica do INPE. Como espera a comunidade de Santa Maria, o convênio resultará em novos investimentos para a Unidade Regional Sul de Pesquisas Espaciais do INPE.

Observação da Terra
O Programa Regional Sul de Observação da Terra inclui projetos de Gerenciamento e Manejo Ambiental, Tecnologia da Geoinformação, Mensuração e Geodésia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Geotecnologia e Geografia, os quais serão operados em parceria e cooperação com a UFSM e com as coordenações das áreas correspondentes do INPE/MCT. Também foi acordada a formação de um Núcleo de Difusão de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias.

Como suporte científico e técnico da UFSM, participarão ativamente professores e pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Geomática, Engenharia Agrícola, Geografia, Agronomia, Engenharia Florestal e professores do Colégio Politécnico da UFSM. Todos os projetos serão desenvolvidos na Unidade Regional Sul do INPE, instalada no campus da universidade.

“Nos projetos da UFSM poderá haver a participação, como membro colaborador, de pesquisadores e docentes do INPE e de outras instituições nacionais e internacionais, em quaisquer atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionados à área de atuação do projeto no âmbito das atividades da Unidade Regional Sul”, explica Tania Sausen.

Meteorologia
Os técnicos da INPE e da UFSM também estabeleceram uma proposta para atividades de pesquisa, desenvolvimento e operação do Grupo de Ciência Atmosférica na Unidade Regional Sul de Pesquisas Espaciais do INPE. “Esta proposta está baseada em várias ações prévias, desde uma cooperação de longa data que se estabeleceu entre o INPE e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de documentos elaborados pelo meteorologista Daniel P. Bitencourt (CRSPE-INPE), até resultados de reuniões realizadas com várias instituições do Estado do Rio Grande do Sul que trabalham em meteorologia, ou são usuárias destas informações”, informa o pesquisador Haroldo Fraga de Campos Velho, do INPE.

Os projetos contemplam pesquisa em modelagem e parametrização da turbulência atmosférica, previsão operacional de mesoescala e estudo observacional micro-meteorológico, com o apoio do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC/INPE) e da própria Universidade Federal de Santa Maria.

Com esta iniciativa o INPE estará somando esforços para gerar informações meteorológicas qualificadas para o auxílio de decisões de diagnósticos de tempo e clima, defesa civil, recursos hídricos e, principalmente, para uma melhoria no planejamento agrícola e de agronegócios para o Estado do Rio Grande do Sul e países do Mercosul.

Ciência Espacial
Há também no convênio entre as duas instituições o Programa das Ciências da Terra, do Sistema Solar e do Espaço Exterior, para planejamento e execução das atividades de pesquisa, desenvolvimento, difusão do conhecimento científico espacial e de suas aplicações. Neste, serão desenvolvidos projetos de Exobiologia e Biosfera; de Atmosferas Planetárias e Terrestre; de Rádio Sondagem da Média e Alta Atmosfera Terrestre; de Física Solar, do Meio Interplanetário e Magnetosferas; e de Clima Espacial. Todos serão operados em parceria e cooperação pela Coordenação-Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas (CEA), Coordenação de Gestão Científica (CIE) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do INPE com o Centro de Tecnologia (CT) e Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria (LACESM) da UFSM.

Engenharia
Já no programa da área de Engenharia, destaca-se o projeto de computação para climatologia de mesoescala que, com sua implementação, efetuará estudos climáticos para 10 anos em regiões de interesse da América do Sul. Prevendo instalação de equipamentos e capacitação de recursos humanos, o projeto será desenvolvido pelo INPE e o Departamento de Eletrônica e Computação do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM.

Comitiva do INPE, junto com a equipe de sensoriamento remoto da UFSM, entrega ao vice-reitor o plano de trabalho da área de Observação da Terra


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.