Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE começa a divulgar previsões de tempo para até 15 dias

por INPE
Publicado: Mai 05, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de maio de 2006

O INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) começou a divulgar esta semana na página do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) previsões diárias de tempo de médio prazo, para períodos de 5 a 15 dias. Com este novo serviço, o INPE estendeu a divulgação de suas previsões, que eram para até quatro dias (curto prazo), para até duas semanas, embora estas previsões estejam sendo fornecidas somente para as capitais.

A expectativa é de que as previsões de médio prazo possam ser expandidas para todas as cidades do país, como já é feito para as previsões de curto prazo (até quatro dias). Este novo produto do INPE, desenvolvido pela Divisão de Modelagem e Desenvolvimento do CPTEC, em parceria com a Divisão de Operações, deverá trazer importantes subsídios a setores econômicos que dependem de previsões de tempo de prazos mais longos para o planejamento de suas atividades, como os setores agrícola, turístico, transportes, entre outros.

As previsões de médio prazo estão sendo geradas a partir do método Ensemble ou por Conjuntos, que consiste em rodar um mesmo modelo numérico diversas vezes. Por este método, o INPE processa diariamente 15 vezes o mesmo modelo, fazendo pequenas alterações nas condições atmosféricas iniciais, gerando a partir do conjunto de resultados uma previsão média.

A grande novidade deste serviço é a possibilidade de o usuário enxergar, através de um gráfico, a margem de possibilidade da temperatura máxima para cada um dos dias da previsão, com base no conjunto das previsões obtidas por este método. Ainda na mesma página, o usuário pode verificar a probabilidade de chuva acima de 5 milímetros (que são chuvas mais significativas) e as condições de tempo representadas por ícones que mostram como deverá estar o céu no dia (se encoberto, parcialmente encoberto, aberto, com sol, chuva, entre outras possibilidades).

As previsões com antecedência de 5 a 15 dias têm índices de acerto relativamente baixos quando comparadas com as de curto prazo. Por isso as previsões devem ser usadas com cautela, recomenda a coordenadora do CPTEC, Maria Assunção Dias. “Como são refeitas diariamente, o usuário poderá acompanhar a consistência dessas previsões para uma determinada data e assim, aos poucos, planejar suas atividades”, complementa.

Dependendo da época do ano, o índice de acerto das previsões de médio prazo torna-se bastante razoável, acima de 50%, enquanto que em outras épocas, o grau de incerteza é maior. Apesar disso, os grandes centros de previsão de tempo, nos países mais desenvolvidos, consideram importante divulgar as previsões globais de médio prazo. Além de fornecerem subsídios para as tomadas de decisão, estas previsões trazem maior consciência aos usuários quanto aos limites da previsibilidade do tempo.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.