Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE colabora no monitoramento de parques nacionais

por INPE
Publicado: Mai 05, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 05 de maio de 2006

Imagem INPE colabora no monitoramento de parques nacionais

Em reunião realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Puerto Iguazu, Argentina, o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) colocou-se à disposição para participar de parceria com a UNESCO e outras instituições, visando o monitoramento de sítios considerados Patrimônio Natural da Humanidade. O Instituto poderá colaborar com o fornecimento de imagens do satélite CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) e outras de seu acervo histórico, segundo afirmou o coordenador geral de Observação da Terra, João Vianei Soares, que representou o INPE.

O encontro, do qual participaram também a CONAE (agência espacial Argentina), universidades argentinas, autoridades ambientais do Parque Nacional do Iguaçu (lados brasileiro e argentino), representantes de autoridades ambientais do Paraguai, marinha argentina, ONGs entre outros, discutiu especificamente a consolidação de um projeto de conservação para a ecorregião do Bosque Atlântico Subtropical, onde se localiza o Sítio Patrimônio Iguaçu. Para esse sítio, além das imagens CBERS, o INPE se dispõe a fornecer pelo menos uma imagem anual de outros satélites que opera, como por exemplo, o Landsat.

A participação do INPE nessa parceria com a UNESCO é mais um passo do Instituto para firmar-se como fornecedor de serviços públicos imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável do país e de seus vizinhos, cobertos por seu sistema de recepção de imagens em Cuiabá.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.