Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE propõe novos investimentos em Santa Maria

por INPE
Publicado: Mai 04, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 04 de maio de 2006

Imagem INPE propõe novos investimentos em Santa Maria

A comunidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, representada por pesquisadores e políticos da região, teve nesta terça-feira (2/5) a resposta sobre o futuro do Centro Regional Sul do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), instalado na Universidade Federal de Santa Maria. Para uma platéia de mais de cem pessoas, o diretor Gilberto Câmara apresentou os planos para aquela unidade do INPE, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pela execução do programa espacial brasileiro no que se refere a atividades civis técnico-científicas, como o desenvolvimento de satélites e a observação da terra por sensoriamento remoto.

Gilberto Câmara propôs levar a Santa Maria o CRECTEALC (Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para a América Latina e Caribe), filiado à ONU, que entre outras iniciativas oferece um curso internacional de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas, que hoje acontece na sede do INPE, em São José dos Campos (SP). Também foram propostos investimentos para fomentar as pesquisas nas áreas de geoinformação e meteorologia.

“As expectativas do INPE e da UFSM precisam ser as mesmas. Viemos aqui porque estamos abertos a implantar soluções que atendam aos anseios da comunidade e ao mesmo tempo estejam de acordo com a realidade regional e a missão do Instituto”, disse o diretor do INPE, anunciando que já na próxima semana uma comitiva técnica de São José dos Campos irá a Santa Maria discutir com os pesquisadores da UFSM quais as áreas em que as instituições podem agir em conjunto e, então, viabilizar um convênio. “O INPE pretende fazer um investimento antes nunca proposto, mas com a concordância de todos e se a própria universidade avaliar como positivo”, insistiu Gilberto Câmara.

A visita da comitiva do INPE, integrada também pelos pesquisadores João Braga, Peter Toledo, Haroldo Fraga de Campos Velho, Nélia Ferreira Leite e Tânia Sausen, foi considerada um avanço tanto pela reitoria da UFSM como pelas lideranças políticas. "O centro espacial é uma luta antiga da nossa comunidade e sua vinda esclarece muitas coisas. Não esperamos promessas, preferimos a sua franqueza", disse o prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, ao diretor Gilberto Câmara.

Antena

O esclarecimento talvez tenha sido o maior ganho da reunião. Expectativas como a implantação de uma antena de controle e rastreio de satélites em Santa Maria careciam de informações técnicas, prejudicando o diálogo entre a comunidade local e a direção do Instituto. “Uma antena de rastreio não proporciona desenvolvimento em tecnologia, porque serve apenas para controlar o satélite em órbita e demanda poucas pessoas e nenhuma pesquisa. É apenas um equipamento. O investimento em gente é a melhor política”, explicou Gilberto Câmara, elucidando também as diferenças entre uma antena de rastreio e uma antena de recepção de sinais de satélites, as quais o INPE já possui. “Nossa antena de recepção que fica em Cuiabá cobre todo o Brasil e praticamente toda a América do Sul, recebendo as imagens Landsat e CBERS. Não existe a necessidade de outra antena deste porte no país”, completou o diretor, ressaltando os altos custos para viabilizar a instalação de uma antena para receber imagens de um satélite comercial como o Ikonos, por exemplo. “Principalmente porque no próximo ano o CBERS-2B terá uma câmara de alta resolução – 2,5 metros – que atenderá a maioria das aplicações que exigem maior detalhamento de imagem. E as imagens do CBERS são gratuitas”. A antena de rastreio do INPE também fica em Cuiabá (MT); atualmente, o Brasil controla três satélites: o CBERS- 2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) e os Satélites de Coleta de Dados SCD-1 e SCD-2.

O diretor Gilberto Câmara informa os planos do INPE

Comunidade lotou o auditório da UFSM


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.