Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Controle do CBERS passa para a China

por INPE
Publicado: Mai 03, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 03 de maio de 2006

O controle do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) passou em abril a ser feito pela China, seguindo o cronograma de operações de controle compartilhado entre o Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC) do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) e o XIAN Satellite Control Center (XSCC). Desde o dia 23 de outubro de 2005, o controle do CBERS-2 estava sob a responsabilidade do lado brasileiro. A próxima transferência de controle do CBERS2 da China para o Brasil deve ocorrer em 23 de outubro de 2006.

Durante o período em que o INPE controlou integralmente o CBERS-2, foram realizados três ajustes de seu relógio de bordo e duas manobras de órbita, além de outras atividades de rotina. Durante a fase atual de controle, o INPE continuará a operar a câmara CCD do CBERS-2, em suas passagens sobre o Brasil.

O controle do satélite consiste em monitorar e corrigir a sua trajetória, quando necessário, através do acionamento dos propulsores de bordo. A correção periódica precisa ser feita devido ao decaimento da órbita, acentuado pela degradação natural da trajetória orbital. As diferenças de altura causam um deslocamento na posição do satélite, que prejudica, por exemplo, a montagem de mosaicos das imagens geradas. O órgão responsável pelo controle realiza ainda a manutenção da sincronia do relógio de bordo com o horário da Terra, e a constante atualização dos parâmetros orbitais do satélite.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.