Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Conferência discute futuro da modelagem climática

por INPE
Publicado: Abr 24, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de abril de 2006

Imagem Conferência discute futuro da modelagem climática

A 8ª Conferência Internacional de Meteorologia e Oceanografia do Hemisfério Sul realiza no dia 25 de abril, das 18h às 20h, a Sessão Especial “Modelagem Climática no século 21 e o Papel dos Países em Desenvolvimento”. A reunião tem como objetivo discutir as diretrizes na área de modelagem climática nas próximas décadas, a necessidade de um intercâmbio multinacional e multi institucional, e os requisitos científicos, tecnológicos e institucionais para a obtenção de avanços em modelagem e previsão. Será dispensada atenção especial ao papel dos países em desenvolvimento nesse esforço global.

É a segunda vez que a Conferência Internacional de Meteorologia e Oceanografia do Hemisfério Sul acontece no Brasil, com a participação e patrocínio do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia). A 1ª edição da Conferência foi realizada em 1983, na sede do próprio Instituto, em São José dos Campos - SP.

Este ano, a Conferência está sendo realizada de 24 a 28 de abril em Foz do Iguaçu - PR, com a participação de 35 países de todos os continentes, mais de 500 trabalhos apresentados e mais de 400 participantes, sendo edição mais expressiva em termos numéricos.

Além do INPE, também patrocinam a 8ª Conferência Internacional de Meteorologia e Oceanografia do Hemisfério Sul: AMS - American Meteorological Society; SBMET – Sociedade Brasileira de Meteorologia; IAI - Interamerican Institute for Global Change; NOAA - National Oceanic and Atmospheric Organization; NSF - National Science Foundation; U.S. National Weather Service; FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; FAPRJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro; FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos; CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Mais informações no site da Conferência http://www.cptec.inpe.br/SH_Conference/


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.