Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE facilita acesso a dados meteorológicos para comunidade internacional

por INPE
Publicado: Abr 13, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de abril de 2006

Os dados hídricos, meteorológicos e ambientais coletados pela rede de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sempre estiveram disponíveis através de sua homepage, atualmente no endereço http://tempo.cptec.inpe.br:9080/PCD/. Além da política de mantê-los abertos a qualquer usuário, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE, tem atuado também no sentido de facilitar o acesso para a comunidade científica internacional.

Recentemente, os dados brasileiros das PDCs transmitidos sistematicamente pelos satélites SCDs e CBERS, foram direcionados ao MADIS, sistema da NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera), nos Estados Unidos, que integra e distribui dados de redes de estações hidrometeorológicas e ambientais. A tradução aproximada da sigla MADIS - Meteorological Assimilation Data Ingest System - seria “Sistema de Inclusão de Dados Meteorológicos para Assimilação”, sistema cuja finalidade é oferecer dados prontos a serem assimilados por modelos de previsões meteorológicas e climáticas.

O MADIS integra dados de cerca de 200 redes meteorológicas existentes, principalmente, nos Estados Unidos. Além de centralizar a coleta, troca e a distribuição de tais dados, o MADIS estabelece um controle de qualidade sobre os mesmos. Uma de suas atribuições é alertar os responsáveis por cada uma destas redes quando os dados enviados estão apresentando problemas.

Um dos retornos desta cooperação com a NOAA, além da maior visibilidade à rede do INPE, foi o fornecimento ao CPTEC dos programas e códigos - fontes do sistema de controle de qualidade de dados meteorológicos. Este sistema está sendo integrado ao de previsão de tempo e clima. Além disso, os responsáveis pela rede de estações meteorológicas do INPE contarão com mais uma ferramenta para auxiliar a tarefa de identificar estações e instrumentos que estejam necessitando de manutenção.

A distribuição dos dados da rede de estações do INPE também está sendo feita através do “Sistema de Distribuição de Dados pela Internet” (Internet Data Distribution), em sua ramificação na América do Sul, chamada de IDD-Brasil. Este sistema é a principal fonte de dados meteorológicos para numerosas universidades no Brasil e nos Estados Unidos. Também estão em sua fase final os trabalhos para distribuir estes mesmos dados para a Organização Meteorológica Mundial (OMM), através do Sistema Global de Telecomunicações (GTS).

A distribuição destes dados ao MADIS, IDD-Brasil e GTS consolida a política do INPE de aprofundar o intercâmbio com outras instituições de pesquisa, com o intuito de oferecer melhores condições para o desenvolvimento de P&D com inovação. O objetivo final desta grande troca de dados é aperfeiçoar as previsões meteorológicas que hoje são processadas em alguns poucos supercomputadores de centros de pesquisa do mundo, entre estes, o do CPTEC/INPE.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.