Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Projeto do INPE é selecionado pela Agência Espacial Européia

por INPE
Publicado: Abr 07, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de abril de 2006

A Agência Espacial Européia (ESA) fornecerá imagens de seu satélite Proba para um estudo sobre a Floresta Nacional do Tapajós na região oeste do Pará. O projeto do pesquisador Flávio Ponzoni foi selecionado pela ESA para receber imagens do sensor hiperespectral Chris (Compact High Resolution Imaging Spectrometer), um dos equipamentos a bordo do satélite Proba, que apresenta como diferencial a capacidade de fornecer imagens do mesmo local em ângulos de observação (visada) diferentes.

“Este sensor pode ser inclinado durante a aquisição das imagens. Esta característica multiangular e a disponibilidade de dados hiperespectrais é que nos motivou a submeter o projeto à Agência Espacial Européia”, conta Flávio Ponzoni, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto, que tem a colaboração do pesquisador Lenio Soares Galvão, também do INPE, foi o único selecionado pela ESA na América Latina.

O projeto vai comparar as imagens feitas pelo Chris/Proba da Floresta do Tapajós com a de outros satélites, cujos dados já foram estudados. “Vamos estabelecer correlações também com os dados feitos em campo. O objetivo é avaliar espectral e angularmente classes da cobertura do solo”, explica o pesquisador, destacando que o projeto poderá trazer novas informações sobre a estrutura da vegetação e da biomassa, beneficiando também as pesquisas sobre o balanço de carbono e suas emissões na atmosfera.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.