Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Conferência da ONU termina nesta sexta

por INPE
Publicado: Mar 29, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de março de 2006

A 8ª Conferência das Partes (COP8) sobre a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) termina nesta sexta-feira (31) em Curitiba. O evento reúne quase quatro mil pessoas, entre delegados oficiais, observadores, pesquisadores, empresários, representantes de entidades da sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais (quilombolas, extrativistas, caiçaras, ribeirinhos, etc) de 187 países e o bloco da União Européia. Há, ainda, muita articulação política em reuniões paralelas realizadas entre blocos de países e por organizações não - governamentais. O objetivo de todos é descobrir caminhos para atingir a meta de reduzir as taxas de perda de biodiversidade até 2010.

Ao lado dos grupos de trabalho, que participam das principais decisões, a COP8 é movimentada por dezenas de "side events", eventos paralelos que discutem desde alternativas para a proteção da Amazônia até o regime internacional de acesso aos recursos genéticos. A repartição dos benefícios da biodiversidade parece ser a preocupação comum.

Nesta terça-feira (28), uma discussão sobre mudanças climáticas na Amazônia contou com a participação do pesquisador Antônio Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que atualmente desenvolve seus trabalhos na sede de Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos. "A biodiversidade regula o clima e mudanças bruscas no ambiente da floresta tropical úmida podem afetar o ciclo hidrológico do mundo todo", ressaltou Nobre, durante o "side-event" promovido pelo Global Canopy Programme (GCP).

Estande do Inpe

A previsão de tempo e clima também é assunto no espaço do INPE na exposição da COP8. Um painel do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) resume as principais atividades desta unidade do INPE, seus produtos e serviços disponíveis à comunidade. "A previsão de tempo diária tem despertado interesse tanto do público escolar como dos participantes da conferência", conta a tecnologista Lúcia Helena Ribas Machado, mestre em Meteorologia do CPTEC/INPE, que explica aos visitantes todas as fases para a elaboração da previsão, feita com base em modelos computacionais e análise de imagens de satélite.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.