Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Estados Unidos recebem imagens do satélite sino-brasileiro

por INPE
Publicado: Mar 29, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de março de 2006

Uma equipe coordenada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia) realiza esta semana testes de recepção de imagens do CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), nos Estados Unidos. É a primeira vez que o satélite CBERS-2 transmite suas imagens para um país que não Brasil ou China.

Os testes estão sendo feitos no "EROS Data Center" do U.S.Geological Survey (USGS), órgão do Departamento do Interior dos Estados Unidos, na cidade de Sioux Falls, estado de South Dakota. A missão faz parte da estratégia de internacionalização das imagens CBERS, que vem sendo discutida por Brasil e China. A idéia é comercializar o produto para países interessados, entre eles os Estados Unidos. O Brasil é o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política de distribuição gratuita implantada em junho de 2004. Até março deste ano, haviam sido distribuídas 200 mil imagens a usuários do território nacional.

Com a falha dos satélites americanos LANDSAT-5 e LANDSAT-7 (que têm características próximas às do CBERS) e as incertezas sobre o futuro do Programa LANDSAT, que é dirigido pelo próprio USGS, diversos países têm demonstrado interesse no programa sino-brasileiro. O Programa CBERS prevê o lançamento de mais três satélites até 2011: CBERS-2B, CBERS-3 e CBERS-4.

O CBERS-2B tem lançamento previsto para 2006 e será uma quase réplica do CBERS-2, que está em órbita e gerando imagens desde outubro de 2003. Assim como este, o CBERS-2B possui três câmeras a bordo: CCD, WFI e HRC. As duas primeiras são câmeras que já voam no CBERS-2, enquanto que a HRC é uma câmera pancromática de alta resolução (2,5 m) que substitui a câmera IRMSS (Infrared Multispectral Scanner).

O Catálogo de Imagens é a interface do sistema com os usuários. Acessado através da Internet (http://www.dgi.inpe.br/CDSR/), permite a consulta e solicitação do acervo de imagens disponíveis. As imagens solicitadas são enviadas em poucos minutos, também pela Internet.

“Esta primeira Missão CBERS fora do Brasil é de extrema relevância para o futuro do Programa CBERS, que pretende se internacionalizar, oferecendo dados relevantes para os cientistas e mesmo leigos do mundo inteiro realizarem um melhor monitoramento do sistema terrestre para avaliar as conseqüências das ações humanas sobre o planeta” afirmou o engenheiro do INPE José Bacellar, coordenador das atividades nos Estados Unidos.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.