Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

LAC inicia operação de supercomputador para modelagem climática

por INPE
Publicado: Mar 22, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 22 de março de 2006

Um supercomputador Cray XD1 começou a operar neste mês no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. O equipamento foi adquirido através do projeto FINEP "Tecnologia em Grade Climatológica de Mesoescala", numa parceria entre o LAC-INPE, Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), II-UFRGS, IAG-USP, HP do Brasil e Somar.

Este projeto, uma importante iniciativa relacionada à modelagem de fenômenos do Sistema Terrestre, integra esforços de pesquisa sobre o emprego de novas técnicas da computação na previsão de clima.

O supercomputador Cray XD1 emprega uma nova tecnologia de interconexão direta entre processadores que otimiza aplicações com comunicação por mensagens. Além dos recursos de computação paralela de alto desempenho, o supercomputador possui um conjunto de processadores de aplicativos que utilizam tecnologia FPGA. Estes processadores permitem que algoritmos sejam implementados diretamente em hardware, acelerando ainda mais a execução de programas num esquema de computação híbrida hardware/software.

O projeto objetiva testar a viabilidade do uso operacional de grades computacionais em previsão de clima regional. A grade é constituída por computadores de alto desempenho distribuídos pelo País (inicialmente, LAC, CPTEC e UFRGS) acessíveis por portal único. Cada nó da grade executa um modelo atmosférico regional que recebe condições iniciais calculadas pelo modelo atmosférico global do CPTEC/INPE.

Participam do projeto os pesquisadores: Haroldo Fraga de Campos Velho, Stephan Stephany e Airam Jônatas Preto (grupos de Computação Científica e Processamento de Alto Desempenho do LAC-INPE); Eugenio Sper de Almeida e Jairo Panetta (CPTEC-INPE); Pedro Leite da Silva Dias (IAG-USP); Philippe Olivier Alexandre Navaux, Nicolas Maillard e Tiaraju Asmuz Diverio (Instituto de Informática da UFRGS); Roberto Pinto Souto e Eduardo Rocha Rodrigues (bolsistas do projeto).

O projeto foi divulgado no IV Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, realizado no último mês de dezembro em Santa Maria (RS) - número especial da "Ciência e Natura", páginas 349-352, revista da Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados serão apresentados no Seventh International Meeting on High Performance Computing for Computational Science (VECPAR'06), entre os dias 9 e 12 de julho, no Rio de Janeiro.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.