Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE/MCTI lamenta falecimento do ex Ministro Marco Antonio Raupp

por INPE
Publicado: Jul 24, 2021
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 24 de julho de 2021

Imagem INPE/MCTI lamenta falecimento do ex Ministro Marco Antonio Raupp

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, lamenta informar a perda do Ministro Marco Antônio Raupp (83), ex-diretor deste Instituto, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovações deste país. O INPE se solidariza com a família e amigos neste momento de tristeza e de luto.

Faleceu às 3h45 na madrugada de sábado, dia 24 de julho. O Diretor Clezio Marcos de Nardin representando o INPE/MCTI prestou as condolências à família e amigos. O velório foi agendado no domingo, das 10h00 às 14h00, no Cemitério Parque das Flores em São José dos Campos/SP.

Foi pesquisador e diretor do INPE/MCTI. Como Diretor (Set 1985 a Jan 1989), participou das negociações que resultaram no programa dos satélites CBERS em cooperação com a China e implantou em tempo recorde o Laboratório de Integração de Testes, onde foram integrados e testados vários satélites nacionais e internacionais, como os últimos a serem colocados em órbita, o CBERS 04 A e o Amazonia 1. Não só no INPE/MCTI, mas em muitas instituições deixa seu legado de realizações e construção de um futuro melhor.

Foi Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de janeiro de 2012 a março de 2014. Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB). Foi Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Diretor Geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP. Foi presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA) e do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Integrou o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS). Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS).  


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.