Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Consórcio dará suporte industrial ao Galileo na América Latina

por INPE
Publicado: Mar 13, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de março de 2006

Nos dias 9 e 10 de março, iniciaram-se as atividades do Consórcio Celeste, criado para dar suporte na América Latina às aplicações do Galileo, principalmente na área de transportes. Reuniões técnicas foram realizadas no Centro de Informação do Galileo para a América Latina – Consórcio Latino, localizado no Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologias Espaciais para América Latina e Caribe (CRECTEALC), filiado as Nações Unidas, que tem sede nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos.

O Consórcio Celeste, de caráter industrial, é composto por oito empresas: Indra (Argentina), Atech (Brasil), Hispamar (Brasil), Ineco (Brasil), PCI (Panamá), Alcatel (França), GMV (Espanha) e Aena (Espanha), sendo liderado por esta última. Entre as missões do Consórcio Celeste está um amplo estudo sobre a utilização dos serviços do Galileo na América Latina e uma contribuição para o Plano Regional que está sendo desenvolvido pela Organização de Aviação Civil Internacional –OACI, das Nações Unidas.

Enquanto o Consórcio Latino, do qual participa o CRECTEALC, tem como objetivo difundir o Galileo no âmbito técnico-científico através de um Centro de Informações, o Consórcio Celeste irá aproximar empresas e instituições para a prestação de serviços comerciais, utilizando a tecnologia do Galileo, que é o sistema de posicionamento da União Européia.

Reunião de apresentação do Consórcio Celeste


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.