Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Programa espacial é avaliado

por INPE
Publicado: Mar 09, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 09 de março de 2006

As metas do Programa Espacial Brasileiro têm sido atingidas em todos os seus segmentos, contribuindo para que o País adquira autonomia, ofereça serviços e capacite a indústria nacional. Esta foi a constatação de um encontro para avaliar as atividades espaciais, promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que terminou nesta quarta-feira (8).

"Verificamos com clareza nesta reunião que o programa espacial alavanca toda uma área de inovação, ciência e tecnologia, sendo, portanto, de enorme relevância para a sociedade", afirmou o presidente da AEB, Sergio Gaudenzi.

Segundo o diretor de Política Espacial e Investimentos da AEB, Himilcon Carvalho, fatos como a execução de praticamente 99% do orçamento destinado ao setor, o lançamento de foguetes de sondagem, inclusive fora do Brasil, a construção do próximo protótipo do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) e a distribuição histórica de imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-2), corroboram o resultado.

A avaliação foi baseada no andamento das ações do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), em apresentação feita pelos gerentes de cada projeto e contou com a participação dos diretores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), Gilberto Câmara, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA), coronel Wander Golfetto, do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), coronel Rogério Veríssimo, do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), coronel Antônio Henrique Ghizzi, além de diversos outros técnicos da área.

Pioneirismo

A iniciativa inédita de promover uma avaliação do programa espacial com os setores governamentais envolvidos na área foi elogiada pelos participantes. "Este encontro foi excelente", observou o diretor do IAE/CTA, coronel Wander Golfetto. "Um programa tão complexo quanto o espacial só pode ser bem gerenciado se desenvolvermos uma comunicação bem feita", completou.

Para o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, a reunião foi uma oportunidade de divulgar os benefícios advindos da atividades espaciais. "O sucesso do CBERS, com a distribuição de cerca de 190 mil imagens gratuitamente, mostra que este programa tem utilidade para a sociedade", frisou.

Assessoria de Imprensa da AEB


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.