Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Alunos do Cephas conquistam vice-campeonato no FIRST Robotics Competition

por INPE
Publicado: Mar 08, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de março de 2006

Imagem Alunos do Cephas conquistam vice-campeonato no FIRST Robotics Competition

Alunos de uma escola técnica pública de São José dos Campos acabam de conquistar o segundo lugar numa competição de robótica nos Estados Unidos. O robô da equipe “Cephatron”, dos competidores do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (Cephas), foi criado com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. O FIRST Robotics Competition combina a aplicação de ciência e tecnologia com diversão, colocando humanos e máquinas em um jogo semelhante a uma mistura de futebol e basquete. O robô brasileiro conquistou o título de Melhor Rookie 2006.

Os estudantes do curso técnico em mecânica do Cephas efetuaram ajuste, solda e usinagem de partes do robô no Setor de Mecânica e Desenho do INPE. Já no Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC) do Instituto, os pesquisadores José Demísio Simões da Silva e Rafael Santos ajudaram os alunos de técnica em informática a traçar uma estratégia de movimentos com a qual o robô conseguisse marcar mais pontos em menos tempo.

“Colaborar com esse projeto mostra como o conhecimento e tecnologias do INPE podem ser agregados pela comunidade. E foi muito gratificante ver o entusiasmo dos estudantes da equipe que, em pleno sábado de sol, reuniram-se para discutir o projeto com a gente”, conta o pesquisador Rafael Santos.

A competição é organizada pela organização norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) desde 1989 e na edição deste ano contou com a participação de mais de mil equipes vindas dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Reino Unido, México, Equador, Ghana e Israel.

Mais informações sobre o robô da equipe Cephatron no site www.cephatron1860.com/br/

Robô criado pela equipe CEPHATRON 1860


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.