Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE oferece curso híbrido de sensoriamento remoto

por INPE
Publicado: Mar 08, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 08 de março de 2006

A popularização das imagens de satélites trouxe a necessidade de capacitar mais profissionais para análise de informações geográficas. Uma alternativa são os cursos híbridos, que oferecem aulas presenciais e suporte a distância via internet, como o que iniciou nesta semana no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Seminário de Sensoriamento Remoto, Interpretação e Processamento de Imagens de Satélites é promovido pela Divisão de Geração de Imagens (DGI) do INPE, em Cachoeira Paulista (SP), que recentemente criou o Núcleo de Difusão de conhecimentos (NDC). Desde segunda-feira (6), estão sendo ministradas aulas sobre os fundamentos do sensoriamento remoto, rotinas para geoprocessamento, sistemas de informações geográficas (SIG) e processamento de imagens com recursos disponíveis na web.

"Com o Núcleo de Difusão de Conhecimentos, a DGI entra em uma nova etapa para facilitar o acesso dos usuários a tecnologias de sensoriamento remoto", informa Luis Geraldo Ferreira, da DGI/INPE. O corpo docente do NDC terá experientes formadores do INPE e renomados professores convidados, tendo como principal característica o ensino híbrido, com aulas presenciais e suporte continuado a distância pela Internet.

O primeiro seminário do NDC, que termina nesta sexta (10), é dirigido a profissionais de nível superior ligados à área ambiental e de Ciências da Terra e tem como instrutores os doutores Maurício Alves Moreira e Hermann Kux, a engenheira Eliana Maria Kalil Mello e o analista de sistemas José Carlos Moreira, todos do INPE.

Mais informações no site www.dgi.inpe.br


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.