Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Pequisadores do LAC participam de programa de cooperação acadêmica da CAPES

por INPE
Publicado: Jan 20, 2006
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de janeiro de 2006

O Programa Nacional de Cooperacão Acadêmica (PROCAD) da CAPES aprovou o projeto "Planejamento e Avaliação de Desempenho de Tecnologias de Acesso Visando a Inclusão Digital: Abordagens Baseadas em Modelagem e Aferição", que conta com a participação do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O valor aprovado foi de R$250 mil, para o período de 2006 a 2009.

Participam ainda do projeto o Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD), da Universidade Federal do Pará, e a Divisão de Ciência da Computação (IEC) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. A coordenação é do Dr. João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa, da UFPA. Integram a equipe do LAC o Dr. Nandamudi L. Vijaykumar (coordenador), o Dr. Solon Venâncio de Carvalho, e a MsC. Ana Silvia M. Serra do Amaral.

O objetivo do projeto é consolidar a cooperação entre os grupos de pesquisa participantes, possibilitando a criação de um arcabouço (baseado em aferição e modelagem) que apóie as tomadas de decisão para implementação de tecnologias de acesso que permitam aplicações estratégicas para o país, em especial na região amazônica.

Os grupos envolvidos investigam alternativas tecnológicas viáveis para prover acesso universal aos cidadãos, via de regra, por intermédio da combinação de diversas tecnologias consolidadas e/ou em consolidação. Esse processo investigatório pressupõe tanto o uso de técnicas de aferição quanto de modelagem e planejamento, de forma que se possa antever uma série de possibilidades que poderão surgir a partir da implantação de determinada solução adotada.

Para tanto, as equipes atuam mais intensamente nas seguintes áreas: - prototipação de tecnologias de acesso, tais como: xDSL (Digital Subscriber Line); PLC (Power Line Communication), W-LANs; redes de sensores sem fio; modelagem e avaliação de desempenho de tecnologias de acesso, utilizando técnicas analíticas, como: Cadeias de Markov e Teoria de Filas; especificações formais visuais (Redes de Petri e Statecharts) para delimitação inequívoca de aspectos essenciais dos sistemas complexos estudados; planejamento de redes de alto desempenho, utilizando combinação de técnicas de avaliação de desempenho (Cadeias de Markov, Teoria de Filas e Simulação), modelos de inteligência computacional (Support Vector Machine e Redes Bayesianas), e técnicas de otimização (Processo Markoviano de Decisão e Algoritmo Genético); suporte à decisão (modelos de inteligência computacional combinados com técnicas de séries temporais) em diversos domínios de aplicação, dentre os quais se destacam: sistemas elétricos de potência, sistemas de telecomunicações cabeados e sem fio, além de sistemas de teor mais sócio-econômico (saúde pública e assistência social, por exemplo); computação de alto desempenho, tanto para solução/otimização de problemas de engenharia, quanto pela apresentação de alternativas economicamente viáveis para utilização de computação paralela; interoperabilidade de sistemas, característica bastante presente na região, em seus diversos níveis de abstração (aplicação, protocolos, gerenciadores de banco de dados e sistemas operacionais).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.