Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

XV SBSR discute geotecnologias, radares e monitoramento de queimadas e áreas urbanas

por INPE
Publicado: Mai 03, 2011
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 03 de maio de 2011

Imagem XV SBSR discute geotecnologias, radares e monitoramento de queimadas e áreas urbanas

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, estará em Curitiba nesta quarta-feira (4/5) para falar sobre as novas tendências em sistemas de informações geográficas (GIS, na sigla em inglês). A palestra faz parte da programação do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado no Estação Convention Center até quinta-feira (5).

Também participam Greg Asner, da Universidade de Stanford, Estados Unidos; Giles Foody, da Universidade de Nottingham, Inglaterra; e José Epiphanio, coordenador do simpósio e desta sessão especial.

As novas tecnologias para geração, armazenamento e análise de dados permitem aos GIS fornecerem uma melhor compreensão científica do mundo. Serão apresentados e discutidos alguns aspectos notáveis do desenvolvimento do sensoriamento remoto e das tecnologias ligadas à área de GIS ao longo dos últimos anos, como o uso de dados de radar. Outros aspectos importantes, como as relações entre clima e biosfera, serão abordados por meio de resultados de pesquisas com novos sensores.

Workshops
A programação especial do XV SBSR desta quarta-feira (4) contempla ainda quatro workshops. “Opções para o Monitoramento Operacional de Áreas Queimadas em Escala Continental”, ministrado Alberto Setzer e Fabiano Morelli, do INPE, apresentará produtos operacionais de estimativa de área queimada com monitoramento em escala continental através de imagens de satélites.

Estas estimativas são fundamentais, entre outras aplicações, para avaliar o impacto ambiental, tanto em áreas de preservação como em biomas específicos; calcular emissões atmosféricas do uso do fogo na vegetação; e acompanhar mudanças de uso do solo. “Vamos apresentar trabalhos que descrevem os principais algoritmos e produtos existentes para monitorar e estimar área queimada, e também estudos de validação, estimulando discussões que resultem em avanços das atuais técnicas”, adianta Alberto Setzer.

Os outros workshops são: “Novos Métodos e Sensores para a Investigação de Áreas Urbanas”, coordenado por Cláudia Maria de Almeida (INPE) e Antonio Maria Garcia Tommaselli (Unesp); “Radar Imageador”, ministrado por  Waldir Renato Paradella e Fabio Furlan Gama (INPE); e “Desenho e Aplicação de Software de Simulação para Modelagem Ambiental”, por Britaldo Silveira Soares Filho (UFMG). 

Mais informações sobre o XV SBSR no site
www.dsr.inpe.br/sbsr2011


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.