Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Acordo com Alemanha dá continuidade a projeto de satélite radar

por INPE
Publicado: Mar 12, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 12 de março de 2008

Imagem Acordo com Alemanha dá continuidade a projeto de satélite radar

O INPE e o DLR (Centro Espacial Alemão) assinaram no dia 10 de março, em Munique,  Alemanha, acordo de continuidade dos trabalhos de desenvolvimento do sistema MAPSAR - projeto conjunto entre as duas instituições para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento ambiental utilizando um satélite com imageador radar. O acrônimo MAPSAR corresponde a Multi Application Purpose SAR, onde SAR significa Radar de Abertura Sintética.

O documento foi assinado pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara, e pelo diretor do Instituto de Radar do DLR, Alberto Moreira, acompanhados de suas equipes técnicas. Esta nova etapa, denominada fase B, compreende o projeto detalhado do sistema, incluindo a configuração do satélite a ser produzido, do segmento solo e do segmento de aplicações (usuários). A fase B terá duração total de um ano e meio.

Dadas as suas características funcionais, as principais vantagens da utilização de radares orbitais são a possibilidade de aquisição de imagens à noite (sem necessidade de iluminação solar) e a capacidade de imageamento através de nuvens e/ou fumaça. Estas potencialidades tornam o MAPSAR uma ferramenta valiosa para observação de regiões tropicais, com foco principal na Amazônia.

Com grande parte do território coberta por floresta ombrófila densa, a aquisição de informações na Amazônia é complicada, não só pela alta freqüência de nuvens, como pela extensão, dificuldades de acesso e complexidade de clima e ambiente. Conseqüentemente, a possibilidade de obtenção de imagens produzidas pelo radar imageador representa um grande avanço no fornecimento dados e no monitoramento do desmatamento.

O sistema, totalmente concebido a partir de necessidades de seus futuros usuários, já demonstrou sua aplicabilidade nas áreas de agricultura, cartografia, monitoramento de desastres, florestas, geologia, hidrologia, oceanografia, ecologia e mapeamento urbano.

O satélite MAPSAR terá aproximadamente 500 kg, utilizando como módulo de serviço a Plataforma Multimissão, desenvolvida pelo INPE. Cabe à Alemanha a concepção do instrumento radar e análise de órbita.

Nessa cooperação, o programa MAPSAR é dividido em iguais proporções entre Brasil e Alemanha. O acordo prevê total acesso dos engenheiros brasileiros à tecnologia utilizada pela DLR, em qualquer fase do projeto, o que significa uma possibilidade de ganho de conhecimento para o país. O custo total previsto para o MAPSAR é de 100 milhões de euros, incluído o lançamento, previsto para 2013.

O diretor do DLR enfatizou que o MAPSAR combina um projeto tecnologicamente inovador com um conjunto de aplicações importantes, como monitoramento de florestas tropicais. Gilberto Câmara ressaltou a relevância da cooperação internacional com o DLR e a possibilidade de aprimoramento da capacidade de monitoramento remoto do território nacional, reforçando a posição brasileira como agente na comunidade de observação global.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.