Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

INPE apresenta sistemas de monitoramento da Amazônia no Senado

por INPE
Publicado: Mar 07, 2008
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 07 de março de 2008

Imagem INPE apresenta sistemas de monitoramento da Amazônia no Senado

Uma audiência pública realizada no Senado, em Brasília, na quinta-feira (6/3), debateu o desmatamento na Floresta Amazônica e as medidas adotadas pelo governo federal para combater o problema. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresentou seus sistemas de monitoramento e reafirmou os números divulgados pelo DETER - Detecção de Desmatamento em Tempo Real, tornando evidente aos parlamentares a lisura, ética e qualidade de seu trabalho.

O debate foi promovido pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas e participaram representantes de cinco ministérios: da Ciência e Tecnologia (MCT); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente; do Desenvolvimento Agrário e da Justiça.

Representando o MCT, o Dr. João Vianei, coordenador geral de Observação da Terra do INPE, mostrou como é realizado o Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélites (Projeto PRODES) e também como funciona o DETER. Confira neste link a apresentação do INPE.

“Temos 30 anos de experiência na temática do desmatamento e este trabalho é um compromisso com a sociedade. Fazemos o PRODES sem descontinuidade desde 1988. E o DETER, como instrumento de informação rápida sobre o processo do desmatamento, é uma grande contribuição do MCT/INPE ao Grupo de Trabalho Interministerial para a redução dos índices de desmatamento na Amazônia Legal”, disse João Vianei.


Audiência Pública discutiu ações do governo para combater o desmatamento


Dr. João Vianei, coordenador geral de Observação da Terra do INPE, durante a audiência em Brasília


Representantes de cinco ministérios participaram do debate

(Fotos de Márcia Kalume/Agência Senado)


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.