Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Bolsista do INPE de Santa Maria recebe prêmios em evento científico

por INPE
Publicado: Nov 20, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 20 de novembro de 2007

Aluno de Iniciação Científica do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS), unidade do INPE em Santa Maria, Pabulo Henrique Rampelotto recebeu dois prêmios no 8º Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, realizado em Mangaratiba (RJ), no período de 28 a 31 de outubro. Pabulo recebeu o prêmio de Melhor Painel, na Categoria Graduação em Pesquisa Aplicadas, com o trabalho "Spore Dosimetry and Its Application in the Measurement of Solar-UV Radiation" com autoria de Rampelotto P. H., Schuch N.J., Rosa M.B., Schuch A.P., Pinheiro D.K., Munakata N.. Pabulo também é co-autor do melhor Painel na Categoria de Pós-Graduação, com o trabalho "Development of a DNA Dosimeter System for Monitoring the Effects of the Solar-ultraviolet Radiation", com autoria de Schuch A.P., Rampelotto P.H., Galhardo R.S., Lima-Bessa K.M., Schuch N.J., Menck C.F.M., em colaboração com pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Estes trabalhos foram publicados na última edição da Brasilian Journal of Toxicology.

Pabulo está no 5° semestre do curso de Biologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é responsável em nível discente pelo Laboratório de Exobiologia e Biosfera do CRS/INPE, orientado pela  Profª. Dra. Damaris Kirsch Pinheiro, diretora do Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria -LACESM/CT/UFSM, e co-orientado pelos Drs.Marcelo Barcellos da Rosa e Nelson Jorge Schuch, ambos pesquisadores do CRS/INPE. O aluno, integrante do Laboratório desde o início de 2005, apresentou neste ano seus trabalhos em vários congressos internacionais, tais como European Geosciences Union (General Assembly - 2007), em Viena, na Áustria; International Union of Geodesy and Geophysics (General Assembly -  2007), em Perúgia, na Itália; 10th International Congress of the Brazilian Geophysical Society, no Rio de Janeiro, Brasil, 2007; III Meeting in Fundamental Aspects of DNA Repair and Mutagenesis, em SãoPaulo, Brasil, 2007 e no Bioastronomy 2007, em San Ruan, Porto Rico.

8º Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental

O evento, realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, reúne pesquisadores nacionais e internacionais que estudam mecanismos de ação de agentes mutagênicos/carcinogênicos, bem como desenvolvem métodos para a detecção desses agentes e novas formas de prevenção. Os prêmios ressaltam a importância dos trabalhos com dosimetros biológicos para o monitoramento e estudo da Radiação Ultravioleta nos seres vivos.

O dosímetro biológico utilizando esporos de Bacillus subtilis TKJ6312 (uma cepa de bactéria geneticamente modificada, sensível à radiação Ultravioleta devido à deficiência nos dois principais mecanismos de Reparo de DNA (NER e liase SP)), apresentado no trabalho premiado na Categoria Graduação, vem sendo estudado desde 2000 no Observatório Espacial do Sul, num Projeto envolvendo o Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do INPE, a Universidade Federal de Santa Maria através do Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria -LACESM/CT/UFSM e a Universidade de Rikkyo, do Japão. O dosímetro biológico utilizando DNA plasmidial, apresentado no trabalho premiado na Categoria Pós-Graduação, foi desenvolvido recentemente por André Passaglia Schuch, ex-aluno de Iniciação Científica do Laboratório de Exobiologia e Biosfera, que está iniciando neste ano o Doutorado no Laboratório de Reparo de DNA do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.