Você está aqui: INPE / Comunicação e Comunidade / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Tecnologia brasileira pode monitorar florestas de todo o mundo

por INPE
Publicado: Set 13, 2007
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 13 de setembro de 2007

Imagem Tecnologia brasileira pode monitorar florestas de todo o mundo

Baseado em imagens de satélites, o sistema brasileiro que monitora o desmatamento na Amazônia é considerado exemplo para o mundo. Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), esta tecnologia estará disponível a qualquer país interessado em monitorar suas florestas, a partir do segundo semestre de 2008. E isto será feito, gratuitamente, através do GEOSS (Global Earth Observation System of Systems), uma iniciativa do grupo intergovernamental GEO (earthobservations.org), que inclui atualmente 71 países, a Comissão Européia e mais 46 organizações internacionais. Com sede em Genebra, Suíça, o GEOSS foi criado para ampliar a capacidade de monitoramento ambiental do planeta.

Nesta segunda-feira (17), às 10h30, durante o “GEOSS in the Americas Symposium”, em Mangaratiba (RJ), o presidente do GEO José Achache anunciará como será disponibilizado este sistema, chamado TerraAmazon. Também estarão presentes o co-presidente do GEO no Brasil e coordenador de Observação da Terra do INPE, João Vianei, e a co-presidente do GEO nos Estados Unidos Helen Wood, que dirige a Secretaria de Dados de Satélite da NOAA (sigla em inglês para Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera), principal órgão de meteorologia dos Estados Unidos e do mundo.

Exemplo para o mundo

O TerraAmazon é utilizado no cálculo anual do desflorestamento feito pelo PRODES - Projeto Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal. A Science, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, analisou as dificuldades para medir o desmatamento e reconheceu como exemplar o sistema brasileiro no artigo "Improved Monitoring of Rainforests Helps Pierce Haze of Deforestation" (Melhorias no monitoramento de florestas tropicais permitem medir o impacto do desmatamento).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.